Heineken Moçambique orgulhosa com a implementação do Projecto Jovem Consciente 

DESTAQUE SOCIEDADE

O Projecto Jovem Consciente realizou, na última semana, na Cidade de Maputo, o terceiro e último workshop sobre o consumo responsável do álcool na juventude. Na hora de fazer o balanço da primeira fase da implementação da iniciativa, o coordenador do Projecto Jovem Consciente, Edmilson Mate, referiu que o encerramento dos workshops não significa o fim do projecto, avançado que na segunda fase serão feitas palestras sobre o consumo consciente do álcool em algumas escolas da capital moçambicana. Na qualidade de representante da Heineken Moçambique, Cleide Caetano mostrou-se orgulhosa com a materialização do Projecto Jovem Consciente, que por sinal nasceu de uma iniciativa promovida pela empresa de origem holandesa.

Texto: Duarte Sitoe

Caiu o pano da primeira fase da implementação do Projecto Jovem Consciente. Chamado a fazer a avaliação, Edmilson Mate mostrou-se feliz pelo facto de ter capacitado jovens que vão consciencializar os demais sobre o consumo responsável do álcool.

Mate reconheceu que não foi fácil falar com os jovens sobre o consumo do álcool, visto que ainda constitui um tabu falar sobre o consumo consciente de bebidas alcoólicas nesta faixa etária

“Não foi fácil. Tivemos vários desafios, mas com a dedicação de cada jovem envolvido nessa causa social conseguimos superar as adversidades pois falar álcool na nossa sociedade é visto com um enigma. Conseguimos capacitar um número considerável de jovens. Estamos satisfeitos com o feedback que tivemos nesta primeira fase da implementação do projecto. O encerramento dos workshops não significa o fim do projecto”, declarou o coordenador do Projecto Jovem Consciente para depois avançar que na segunda fase serão feitas palestras em algumas escolas secundárias da Cidade de Maputo.

“Na próxima fase vamos fazer palestras nas escolas secundárias onde sabemos que há maior índice de consumo de álcool nos adolescentes, o que não deve acontecer. Vamos sensibilizar os alunos a não consumirem o álcool porque prejudica o processo de ensino e aprendizagem”.

Em representação da Heineken Moçambique, Cleide Caetano mostrou-se orgulhosa pela implementação do projecto, que por sinal nasceu de uma iniciativa da empresa de origem holandesa.

“Estamos surpresos pela positiva com o resultado. O jovem consciente sai de um projecto que temos Heineken que se chama qual é a ideia. Desde o ano passado que estamos a trabalhar com os jovens dos 18 e 24 anos onde a ideia é abordar o álcool sem ser o tema central, mostrando que é possível de um lado da carreira e desta forma transformar a sua relação com o álcool. É um orgulho saber que o programa que fizemos teve um fruto e esse fruto está a se desenvolver sozinho sem necessariamente precisar de acompanhamento diário o que mostra que nós que escolhemos as pessoas certas para trabalhar conosco”, disse Caetano.

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