OTM-CS exige actualização salarial no sector privado

DESTAQUE SOCIEDADE

Na primeira reunião do Conselho Consultivo de Trabalho do corrente ano, o secretário – geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique- Central Sindical (OTM-CS), Alexandre Munguambe, apoiando-se na implementação da Tabela Salarial Única (TSU) no Aparelho de Estado, defendeu a actualização salarial no sector privado. Entretanto, a Confederação das Associações Econômicas de Moçambique (CTA) referiu que não se pode comparar a tabela da Função Pública com a do Sector Privado.

“Esperamos que a Tabela Salarial Única, que determina os salários no aparelho do Estado, inspire o sector privado a adoptar como base, de modo a trazer melhorias aos trabalhadores deste sector. Não estamos a exigir salários altos, estamos apenas a exigir valores que comportem uma cesta básica para o trabalhador” referiu Munguambe.

Em resposta ao repto lançado pelo secretário – geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique- Central Sindical, o presidente da CTA, Agostinho Vuma, declarou que não se pode comparar tabela da Função Pública com a do Sector Privado.

“Não se pode fazer paralelismo do modelo de fixação de salários nas empresas privadas com a Tabela Salarial Única da Função Pública. Os parceiros sociais devem concentrar- se no habitual modelo, tendo sempre em conta os pressupostos macroeconómicos e a real situação das empresas e do seu nível de produtividade” disse Vuma.

No encontro que juntou o Governo, patronato e sindicatos, a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Margarida Talapa, declarou que o Executivo vai continuar a pautar pelo diálogo com os trabalhadores e o sector privado.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *