Até breve Mano Azagaia – “Povo no poder”

CULTURA DESTAQUE

Perdeu a vida no final do dia de ontem, 09 de Março, o “rapper” moçambicano Edson da Luz, mais conhecido no mundo artístico como Azagaia. De acordo com uma fonte familiar do lendário artista, ele sofria de epilepsia e vezes sem conta tinha a necessidade de ficar em ambientes mais arejados para apanhar ar, pois algumas vezes chegava a desmaiar e desta vez foi fatal pois estava sozinho.

A fonte familiar refere que Azagaia “estava na varanda de casa sozinho a ensaiar, e sentiu necessidade de descansar, despediu ao electricista que estava a fazendo alguns trabalhos dizendo que vai descansar e que quando o electricista tivesse terminado de fazer os trabalhos devia bater a porta para pudesse sair. Ao terminar o trabalho o electricista bateu a porta mas ele não respondeu, no mesmo instante chegou o seu irmão que teve que arrombar a porta do seu quarto.” Ou seja, não caiu do telhado como avançava ontem.

A fonte avança ainda que Azagaia sofria diversos ataques de epilepsia e a família tinha sempre de intervir, mas ontem não teve quem o socorrer uma vez que estava em seu quarto a descansar. Uma equipe médica esteve local para tentar reanimá-lo, mas veio logo a seguir a confirmação que o Mano Azagaia já tinha partido.

Azagaia que tinha de 38 anos ficou célebre pela crítica aberta à governação do país, de tal forma que em 2008 chegou a ser questionado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Foi autor de letras de intervenção social que lhe valeram, entre outros, o título de “rapper do povo”.

Azagaia ficou célebre pela crítica aberta à governação do país, de tal forma que em 2008 chegou a ser questionado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Música de intervenção rápida, mentiras da verdade, minha geração, labirintos, ABC do preconceito, homem bomba, vampiros e marcha”, são algumas das suas músicas mais interventivas e de grande impacto na arena social.

Diversos órgãos de comunicação social, artistas nacionais e internacionais da cultura Hip-hop e não só, estão desde ontem fazendo homenagens ao icónico artista moçambicano.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *