Populares matam chefe de Mavala por alegada propagação da cólera 

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

Por entender que o chefe da Aldeia de Mavala, Posto Administrativo de Mirate, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, era o responsável pela propagação da cólera, os populares decidiram fazer justiça pelas próprias mãos.

Para além do chefe da aldeia da Mavala, as populações queriam a cabeça do secretário da Frelimo, mas o mesmo, que viu a sua casa incendiada, conseguiu escapar e neste momento encontra-se em parte incerta.

Ainda na província de Cabo Delgado, concretamente na aldeia de Bilibiliza, no distrito de Chiure, um chefe da localidade escapou ao linchamento popular depois de ter sido acusado de ser o responsável pela propagação da cólera.

Os últimos acontecimentos preocupam sobremaneira a Polícia da República de Moçambique na Província de Cabo Delgado, tendo através da sua porta – voz, Eugenia Nhamassua, repudiado o pensamento da população que defende que a cólera seja uma doença trazida pelas autoridades para causar mortes principalmente nesta época chuvosa.

O Evidências soube através as suas fontes de que desde a eclosão da doença nos distritos de Chiure, Montepuez e Balama várias pessoas morrem em suas residências por cólera devido ao receio de se fazerem as unidades sanitárias.

A direcção provincial de saúde tem feito campanhas de sensibilização sobre a cólera, porém ainda há uma resistência por parte da população sobre a origem da cólera assim como os métodos usados para o seu tratamento. (Adolfo Manuel)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *