Mais de 500 mil crianças deslocadas privadas de educação na província de Cabo Delgado

DESTAQUE SOCIEDADE

Dados tornados públicos, recentemente, durante uma mesa redonda, organizada pelo Instituto de Democracia Multipartidária, na cidade de Pemba, apontam que existem mais de 500 mil crianças deslocadas com necessidade de educação escolar.

A Representante da Organização Internacional para Migração – OIM, Elisa Martins, disse que dentre as mais de 500 mil crianças deslocadas estão inclusas portadoras de várias deficiências, tendo referido que em Moçambique há mais de 800 crianças que precisam de assistência de proteção infantil.

O evento no qual participaram representantes do Governo, com destaque para a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e das organizações humanitárias, foi promovido com objetivo discutir os desafios da mobilidade e retorno seguro da população deslocada em Cabo Delgado.

Neste momento, aponta-se para a melhoria de segurança em alguns distritos afectados pelos ataques terroristas, o que motivou o regresso das famílias, porém ainda há relatos de presença dos terroristas tal como aconteceu no sábado (18) na aldeia Ulo, em Mocímboa da praia, onde há relatos de saque de alimentos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *