Está a decorrer no Hospital Provincial de Cabo Delgado, Pemba, a maior unidade sanitária da província, a campanha de cirurgia gratuita contra a Catarata, um problema de saúde ocular, muito frequente nas consultas externas e que pode levar a cegueira quando não tratada.
A campanha do Ministério de Saúde, que conta com a parceria da Electricidade de Moçambique (EDM), está a ser implementada pela Direcção do Hospital Provincial de Pemba e vai abranger Cem (100) pacientes de ambos os sexos, já identificados, numa primeira fase pelo sector de Oftalmologia e mais tarde aos distritos onde a situação de segurança é caracterizada de calma.
Sérgio Mosse, do Sector de Oftalmologia no Hospital Provincial de Pemba, disse que as cirurgias comportam intervenções e podem aumentar as possibilidades de recuperar a visão.
De acordo com Mosse, se a situação de segurança continuar a melhorar em toda província de Cabo Delgado, os serviços de cirurgia contra a Catarata serão expandidos aos hospitais distritais de Mueda e Palma, na região norte.
Nessa altura, conforme revelou, o número de beneficiário de serviços de cirurgia vai aumentar, atingindo 800 pessoas por ano “é o nosso plano em Cabo Delgado, a meta é operarmos 800 pessoas, por ano, mas para este ano, acreditamos que a situação já estar a voltar à normalidade e já vamos atingir e fazer cirurgia de Catarata no distrito de Mueda”.
Não existe ainda um estudo, que ilustre a prevalência de casos de Catarata em Cabo Delgado, mas até 2019, os serviços de oftalmologista nos 17 distritos da província registaram em média 2000 pacientes queixando-se de problemas de visão.
Facebook Comments