Banco de Moçambique reduz Taxa de Juro para 16,50%

DESTAQUE ECONOMIA

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique tornou público, na quarta-feira, 31 de Janeiro, que a taxa de juro de política monetária, sobejamente conhecida por MIMO, reduziu de 17,25% para 16,50%.

A instituição dirigida por Rogério Zandamela explica que “esta decisão é sustentada pela consolidação das perspectivas de manutenção da inflação em um dígito, no médio prazo, num contexto em que a avaliação dos riscos e incertezas associados às projeções da inflação é mais favorável”.

Aliás, segundo admitiu Zandamela na carta dirigida ao Fundo Monetário Internacional, o Banco Central tomou esta decisão para conter o aumento dos preços.

“Com a inflação agora de volta ao centro do intervalo da meta, o Banco de Moçambique vai monitorizar cuidadosamente a necessidade de ajustar a política monetária para continuar a cumprir o seu mandato de estabilidade de preços”, lê-se na carta enviado pelo Executivo ao FMI.

Por outro lado, o governador do Banco de Moçambique referiu que a redução da taxa de juro de política monetária faz parte do “ esforço da consolidação fiscal, a menor severidade dos eventos climáticos extremos e o impacto menos gravoso dos conflitos geopolíticos sobre a cadeia logística e sobre os preços das mercadorias a nível internacional”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *