EDM regista resultados líquidos positivos pelo segundo ano consecutivo

DESTAQUE ECONOMIA

A Electricidade de Moçambique (EDM) registou um lucro de cinco milhões de meticais no exercício econômico de 2022, por sinal mais três milhões em relação aos resultados de 2021. Estes dados foram tornados públicos durante a Assembleia Geral Ordinária que teve lugar na capital moçambicana, Maputo, na última quinzena de Abril.

Durante Assembleia Geral Ordinária foram apreciados os pontos de situação de implementação das deliberações anteriores e na mesma ocasião foi aprovado o relatório de contas relativo ao exercício econômico de 2022.

Segundo o relatório de contas da EDM, no ano passado foram ligados mais 356,640 novos clientes à Rede Eléctrica Nacional, ultrapassando a meta estabelecida pela empresa que passava por efectuar 320 mil ligações. Por outro lado, em 2022, o número de clientes passou para 2,936,751 contra 2,588,588 de 2021.

Ainda no exercício financeiro de 2022, a Electricidade de Moçambique recuperou cerca de 23,5 milhões de dólares relativa às dívidas dos clientes da Zesco, empresa de fornecimento de energia na Zâmbia.

Reagindo aos resultados líquidos positivos do ano passado, o PCA da EDM, Marcelino Alberto, referiu que, apesar da ocorrência dos ciclones na zona centro, vandalização de infraestruturas e roubo de energia, a empresa terminou os doze meses do ano passado mais resiliente.

Para esmorecer a vandalização de infraestruturas que mina o plano de iluminar todo território nacional até 2030, Alberto propõe “ a criação de uma legislação especifica que desencoraja a pratica daqueles crimes, de como que a EDM se foque na missão de levar a energia de qualidade para todo moçambicano até 2030”.

Nas entrelinhas, o PCA da Electricidade de Moçambique falou do plano de consolidar a liderança no mercado energético ao nível da África Austral, tendo para o efeito destacado a construção da central eléctrica de Temane que terá um forte impacto no transporte e qualidade de energia na região.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *