Novo flagrante de recenseamento clandestino de noite escancara estratégia da fraude (VÍDEO)

DESTAQUE POLÍTICA

Tal como o Evidências avançou na matéria de destaque da sua última edição, está ao rubro a fabricação de “números de Gaza”. Depois de casos reportados em Goruè, na Zambézia e Chiure, em Cabo Delgado, no último Sábado foi feito o flagrante mais esclarecedor de brigadistas a recensearem eleitores à calada da noite no distrito de Ribáuè, província de Nampula, como ilustra o vídeo em anexo. Os órgãos eleitorais em Nampula já se pronunciaram, anunciando a rescisão do contrato do Director Distrital do STAE, do supervisor e os respectivos brigadistas todos encontrados no local do crime. Igualmente foi instaurado um processo criminal contra os mesmos, mas não se fala de detidos.

O flagrante ocorreu na residência do primeiro secretário do partido Frelimo, em Lapala, por volta das 21 horas, onde estavam a ser utilizados para o efeito de registo ilegal dois “Mobiles IDs” (conjunto de computadores, impressoras e outros assessórios) e no vídeo, em anexo, é possível ver dezena de pessoas que saiam em debandada ao se aperceber que estavam a ser filmados.

VEJA O VÍDEO DO FLAGRANTE

Lapala dista a cerca de 40 quilómetros da vila sede de Ribáuè e não faz parte da circunscrição da área municipal, o que significa que os cidadãos que estavam ali a serem recenseados a noite em condições normais não devem votar para a autarquia.

Mas, o cenário para os tornar eleitores elegíveis parece ter sido desenhado meticulosamente. É que, os dois mobiles apreendidos no local, pertencem a postos de dentro da área municipal. O primeiro mobile é da EPC de Ribaué Sede e o outro do posto de recenseamento de Quithele, localizado numa residência.

Quer isto dizer que, uma vez inscritos naqueles mobiles, aqueles eleitores ilegais, constariam imediatamente dos cadernos eleitorais daqueles dois postos de recenseamento e sem fazerem parte da área municipal no dia 11 de Outubro iriam votar, contribuindo assim para a viciação dos resultados eleitorais.

Curiosamente, segundo o Bolentim Eleitoral do Centro de Integridade Pública (CIP), nos dois postos de recenseamento de onde foram retirados ilegalmente os mobiles IDs, não se está a recensear há uma semana, sob alegação de que os equipamentos estão avariados, quando, na verdade, são deslocados para outras zonas para recenseamento clandestino à noite.

Com o esquema totalmente escancarado, os órgãos eleitorais a  nível de Nampula reagiram este Domingo, através do director provincial do STAE a nível da província de Nampula, Luís Cavalo que confirmou que foram encontrados dois computadores mobiles fora do posto de recenseamento e fora da hora normal estabelecida para o recenseamento eleitoral.

E por haver evidência ilícito eleitoral foi aberto um processo-crime com o número 01/ilícito eleitoral, segundo anunciou Cavalo.

“Nós, como órgão eleitoral, tomámos algumas medidas administrativas: primeiro, a rescisão de contrato com o director distrital de Ribáuè, com o supervisor deste processo e com o digitador envolvido”, sublinhou.

ACOMPANHA O ÁUDIO NA ÍNTEGRA  

https://youtu.be/lUAUCSHAqWE

O que está em jogo em Ribáuè?

A suposta preparação da Fraude em Ribáuè pode justificar-se olhando para os resultados das eleições autárquicas de 2018, onde a Frelimo e a Renamo tiveram uma espécie de empate técnico, em que nenhum dos partidos conseguiu mais de 50 porcento de votos. A Frelimo teve 46,75% de votos e elegeu para além do Edil, oito membros da Assembleia Municipal. A Renamo, por sua vez, teve 42,58 porcento de votos elegendo também 8 membros da Assembleia Municipal.

O MDM obteve apenas 8,18% e elegeu apenas um membro da Assembleia Municipal, mas a sua posição não foi nada marginal. O único membro da formação do galo coligou-se com a Renamo, garantindo maioria (8 contra 9) para a oposição na Assembleia Municipal, o que faz com que a Assembleia Municipal tenha como Presidente um membro da Renamo.

Mais desenvolvimentos na edição  desta terça-feira do Jornal Evidências

Facebook Comments