- Sector privado regista melhorias pelo terceiro mês consecutivo
Depois dos prejuízos acumulados durante a pandemia da covid-19, o sector privado tem estado em franco crescimento. Em Abril do corrente ano, as empresas moçambicanas registaram melhoria nas condições pelo terceiro mês consecutivo, sendo que este desempenho foi impulsionado pelo aumento acentuado da afluência de novos negócios, que registaram a maior expansão dos últimos nove meses. Na análise do inquérito Purchasing Managers’ Index™ (PMI™), Fáusio Mussá, economista- chefe do Standard Bank – Moçambique, observou que a retoma do investimento no gás natural liquefeito (GNL) poderá ajudar a acelerar o crescimento da economia moçambicana a partir do segundo semestre do corrente ano.
Texto: Duarte Sitoe
De acordo com o Purchasing Managers’ Index™ (PMI) do Standard Bank, vvalores acima de 50,0 apontam para uma melhoria nas condições das empresas no mês anterior, ao passo que valores abaixo de 50,0 mostram uma deterioração.
O PMI observa que em Abril o principal indicador do PMI subiu pelo terceiro mês consecutivo para 51,7, registando-se acima dos 50,9 de Março o que, de certa forma, fez com que atingisse o seu nível mais elevado desde Julho de 2022
O Standard Bank justifica que “a melhoria das condições de operação resultou, em grande medida, de aumento acentuado da afluência de novos negócios, que registaram a maior expansão dos últimos nove meses. As empresas que registaram uma melhoria nas vendas do mês associaram-na, frequentemente, a novos clientes e ao aumento do trabalho em projetos, sendo que, ao mesmo tempo, “os níveis de produção aumentaram ligeiramente pelo terceiro mês consecutivo, com o ritmo da expansão a subir também para máximos dos últimos nove meses. De acordo com as empresas inquiridas, o aumento da produtividade, os novos clientes e a maior procura conduziram à recuperação”.
Ainda em Abril, o Purchasing Managers’ Index™ (PMI) do Standard Bank refere que o maior volume de trabalho levou a um novo aumento do número de empregos. “Sem grandes alterações desde Março, a taxa de criação de empregos foi a segunda mais rápida num ano, mantendo-se mais rápida do que a média a longo prazo da série (desde Março de 2015). O aumento da mão de obra ajudou as empresas a reduzirem as suas encomendas em atraso pelo segundo mês consecutivo”.
Apesar da tendência de crescimento, no quarto mês do ano em curso, as empresas moçambicanas registaram uma redução na aquisição de meios de produção pela primeira vez em três meses.
Na análise do inquérito Purchasing Managers’ Index™ (PMI™), Fáusio Mussá, economista- chefe do Standard Bank – Moçambique, observou que os resultados alcançados pelas empresas moçambicanas derivam do aumento acentuado das novas encomendas.
“Em Abril, o PMI do Standard Bank Moçambique subiu para o nível de 51.7, um aumento consecutivo de três meses e o valor mais elevado desde Julho de 2022. Esta situação reflecte principalmente um aumento acentuado das novas encomendas e a persistente recuperação da produção, o que manteve o subíndice de emprego em território positivo. Observámos também um ritmo mais ligeiro no aumento dos preços dos meios de produção e uma redução nos preços de venda, o que sugere um abrandamento das pressões inflacionarias”
Prosseguindo, Mussá observou que a retoma do investimento no gás natural liquefeito (GNL) poderá ajudar a acelerar o crescimento da economia moçambicana a partir do segundo semestre do corrente ano.
“O subíndice de expectativas futuras continuou a aumentar, o que confirma as nossas previsões de que a retoma do investimento no gás natural liquefeito (GNL) poderá ajudar a acelerar o crescimento a partir do 2.º semestre de 2023. Numa recente conferência sobre a exploração mineira e energia em Maputo, a ENI admitiu a hipótese de desenvolver uma segunda plataforma flutuante de GNL”, concluiu economista- chefe do Standard Bank – Moçambique.
Facebook Comments