Qatar disponível para ajudar Moçambique a solucionar problemas no sector da educação

DESTAQUE SOCIEDADE

A capital moçambicana, Maputo, foi, entre os dias 07 e 08 de Junho em curso, palco da Conferencia Internacional da Educação, evento que foi antecedido pelo Educa Moçambique, por sinal o maior evento anual a nível de educação no país, visto que, para além de debates, promove a troca de conhecimento e boas práticas sobre Educação e Tecnologia em Moçambique, África Austral e Países da CPLP. À margem da Conferência Internacional da Educação, o presidente da GPDnet (Global Public Diplomacy and network) e da Katara Foundation, Khalid Ibrahim M B Al-Sulaiti, revelou que o Qatar está disponível para ajudar Moçambique a solucionar os problemas no sector da educação, enquanto a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, apontou que o evento organizado pela Comunidade Acadêmica para o Desenvolvimento (CADE) vai estimular o pelouro por si dirigida a melhorar a qualidade da educação no país.

Na qualidade de representante do Governo, Carmelita Nhamashilua reconheceu a importância do Educa Moçambique e da Conferencia Internacional da Educação, tendo referido que os dois eventos congregam todos os jovens e, ao mesmo tempo, apresenta estratégias para o futuro dos mesmos.

Durante a abertura, Nhamashilua reconheceu a qualidade dos dois eventos e referiu que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano tirou ilações para melhorar a qualidade do ensino em Moçambique.

“Penso que momentos como estes devem ser catalisados, estão aqui jovens que estão a terminar o ensino secundário e precisam de direção para o seu futuro e com eventos destes com várias exposições acredito que podem servir de arranque para estes jovens. Nós sendo o ministério da educação esperamos que esses jovens aproveitem esses três dias para trocarem experiências com alguns jovens internacionais e esperamos também aprender deste evento para que melhoremos na qualidade de ensino no país”, declarou a governante.

Naquele evento cujo objectivo era promover o intercâmbio internacional para auxiliar no desenvolvimento socioeconómico do país nos sectores da educação, tecnologia e energia. O presidente da Comunidade Acadêmica para o Desenvolvimento, Cassamo Nuvunga, desafiou a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashilua, a investir na tecnologia do país com vista a proporcionar internet em todas escolas do país e um computador por cada estudante

“A feira tem como objetivo ajudar os jovens a decidir e escolher que futuro pretendem ter dentro do mercado da educação e é por isso que colocamos esses desafios ao MINEDH pois acreditamos que se cada escola tem internet e condições dignas de estudo, esse estudante não estará fora do circuito internacional”, referiu Nuvunga.

Por sua vez, presidente da GPDnet (Global Public Diplomacy and network) e da Katara Foundation, Khalid Ibrahim M B Al-Sulaiti, que participou nos dois eventos na condição de convidado, revelou que o Qatar está disponível a ajudar Moçambique a solucionar os problemas que enfermam o sector da educação em Moçambique.

“É verdade que Moçambique e Qatar tem boas relações e esperamos que continue assim por longos anos, a cultura é uma ponte para o conhecimento e acredito que está edição será memorável para todos nós… Somos um dos melhores no que concerne a área da educação e esperamos transmitir esse conhecimento para Moçambique, uma vez que se podem ver alguns problemas neste ramo, com tudo espero que essa edição torne as mentes dos jovens mais bilhetes e que ajudem o país no desenvolvimento econômico e tecnológico”, finalizou Ibrahim.

Nesta edição há espaço para todos e tudo ou seja, as mulheres vão obter dicas de empreendedorismo, gestão financeira, aprender mais sobre saúde sexual e reprodutiva, assim como ter informações e orientações sobre o preparo para o emprego, por forma a contribuir para o empoderamento econômico de raparigas e rapazes.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *