Governo garante haver trabalhos para liquidar dívidas das horas extras com os professores

DESTAQUE SOCIEDADE

Os professores do curso nocturno do grosso das escolas da Cidade de Maputo estão insatisfeitos com o Governo devido aos constantes atrasos no pagamento das horas extras. Com vista a pressionar o Executivo, os docentes chegaram a paralisar as aulas no primeiro trimestre do corrente ano lectivo. Na terça – feira, 27 de Junho, o porta – voz do Conselho de Ministros, Filmão Suazi, garantiu haver trabalhos para o pagamento das horas extras dos professores.

Desde Outubro de 2022 que os docentes do grosso das escolas da Cidade de Maputo não recebem o pagamento das horas extras. Fatigados pela falta de seriedade da instituição que chancela o sector da educação na capital moçambicana, os docentes decidiram paralisar as aulas. No entanto, uma promessa do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano fez com que os professores voltassem a pegar no giz e no apagador.

De acordo com dados na posse do Evidências, o Estado apenas saldou as dívidas referentes ao ano passado, faltando liquidar as horas extras dos seis meses do corrente ano.

À margem da 23ª Sessão do Conselho de Ministros, o porta – voz do Executivo, Filmão Suazi, garantiu que o Governo está a envidar esforços para pagar as horas extras dos docentes da Cidade de Maputo e das outras províncias.

“É dado aceite de que existem situações de pagamentos de horas extras que estão pendentes, mas a esta altura, não é uma situação tida como compromissória para o andamento normal da nossa educação e das nossas escolas, portanto, havendo uma manifestação aqui e acolá, vão sendo controladas e monitoradas ao nível do sector, explicou.

Por outro lado, Suazi esclareceu que as intervenções de vulto na Estrada Nacional Número Um serão feitas nos meados do próximo, sendo que actualmente decorrem pequenas intervenções ao logo da principal rodovia do país.

“Os grandes concursos sobre a reabilitação da Estrada Nacional Número 1 estão para o início do próximo ano, mas vão acontecendo intervenções de nível localizado ao longo desta mesma estrada ”, disse o governante.

Refira-se que ainda na 23ª Sessão do Conselho de Ministros o Governo aprovou o Regulamento de Licenciamento e Funcionamento das Instituições de Ensino Superior e o regulamento que estabelece as normas e procedimentos aplicáveis ao processo de comunicação de vagas de emprego e de estágios pré-profissionais à entidade competente e especializada em matéria de emprego.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *