Filipe Paúnde foi apenas mais uma vítima de uma estranha onda de roubo de celulares de dirigentes

DESTAQUE POLÍTICA
  • Já sofreram roubo de celular Celso Correia e José Pacheco
  • Coincidentemente, todos os três são supostamente presidenciáveis
  • Assaltos às residências expõem fragilidades de segurança ou trama política

No dia 04 de Junho passado, o chefe da Brigada Central do Partido Frelimo para província da Zambézia, Filipe Chimoio Paúnde, sofreu um suposto assalto à residência naquela província do Centro do país, onde se encontrava alojado, tendo sido somente extraviado um telemóvel. Apesar de constituir um insólito, não se trata de um fenómeno isolado. Já foram vítimas de assalto às resistências para roubo de equipamentos electrónicos, o actual ministro de Agricultura e Segurança Alimentar, Celso Correia, e o antigo ministro, José Pacheco. A lista envolve mais figuras que em sentadas de descontracção e na presença de seus seguranças perderam telemóveis, não estando claro se foi um roubo, uma perda ou uma actuação de algum serviço de inteligência à procura de informações sensíveis.

Evidências

Os detalhes do roubo do telemóvel de Filipe Paúnde constam na edição de 27 de Junho, do Diário da Zambézia, onde lê-se que “as várias tentativas para recuperar o telemóvel não estão a surtir efeitos, porque o mesmo encontra-se ainda desligado, o que não permite que as autoridades façam o devido rastreio”.

Paúnde perdeu, na primeira semana de Junho, o telemóvel em um suposto assalto à residência onde se encontrava alojado. As circunstâncias com que perdeu telemóvel não estão claras, visto que na residência onde o antigo Secretário Geral do partido Frelimo estava alojado tinha segurança.

O caso soou estranho pelo facto dos malfeitores terem invadido a casa apenas para roubar o telemóvel de Filipe Paúnde, expondo em parte as fragilidades de segurança.

No entanto, há quem questiona o facto de ter se tratado de assalto à residência, cogitando possibilidade de o roubo ter ocorrido fora da residência. De acordo com DZ, para “chegar onde o Chefe da Brigada Central estava (no quarto), passa por uma série de compartimentos e com segurança”.

Importa frisar que até ao momento não há pistas e nem há detidos sobre este suposto roubo, o que levanta várias suspeitas de que são assuntos internos que só a Frelimo pode explicar.

Há mais camaradas que sofreram estranhos roubos de telemóvel

No entanto, o Evidências apurou de fontes próximas que, afinal, não se trata de um caso novo e tem sido comum o roubo de telemóveis e computadores de pessoas influentes no partido e no Governo, o que leva a teorias de conspiração de que pode se tratar até de espionagem.

Entre as vítimas foram indicadas o actual ministro de Agricultura e Segurança Alimentar, Celso Correia, que supostamente sofreu um assalto a sua residência – mantido em absoluto singelo –  de onde foram roubados alguns equipamentos electrónicos.

De algumas fontes apuramos que isso teria motivado Celso Correia a mudar da sua residência próximo ao destacamento feminino (Marringue). O suposto assalto a residências do ministro teria sido sucedido por outros assaltos próximos, mas aventa-se a possibilidade de os mesmos terem servido de disfarce.

Nos mesmos moldes, apuramos que já foi também vítima José Pacheco, que dentre várias pastas ministeriais já foi ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. São casos geridos internamente e de forma secreta.

A lista pode ser extensa, incluindo roubos em fóruns informais, onde depois de uns copos um antigo secretário de Estado numa das provinciais saiu sem telemóvel, e apesar de ameaças, com recurso a uma arma que trazia, não conseguiu reaver o telemóvel. Estranhamente, em todos os casos, os dirigentes são guarnecidos por agentes de segurança.

Facebook Comments