Constantino cria obstáculos para afastar concorrentes e deixar caminho livre para Delfina Mugabe no SNJ

DESTAQUE SOCIEDADE

A poucas horas do arranque da Conferência Nacional do Sindicato Nacional de Jornalistas, evento que arrancou nesta quarta – feira (19) e que terá como ponto mais alto  a eleição  dos novos órgãos directivos da instituição que congrega jornalistas moçambicanos de Rovuma ao Maputo e Zumbo ao Indico, o actual secretário – geral da agremiação, que por sinal está fora de mandato há mais de 10 anos, decidiu ligar o “complicador” para afastar os concorrentes, ou seja, Alexandre Chiúre e Faruco Sadique, com vista a deixar o caminho livre para a sua “fantoche” Delfina Mugabe, que é secretaria – geral adjunta do SNJ há 19 anos.

Eduardo Constantino, conhecido como “eterno” secretário – geral do Sindicato Nacional de Jornalistas, não está disponível para largar o “tacho”. Constantino vai deixar a liderança do SNJ. Contudo, pretende ser substituído por alguém da sua confiança para proteger os seus interesses.

Para materializar o plano de Eduardo Constantino, a Comissão Eleitoral do Sindicato Nacional de Jornalistas comunicou, na terça – feira, 18 de Julho, por sinal a dois dias da Conferencia Nacional, que detectou irregularidades na lista encabeçada por Alexandre Chiúre o que, de certa forma, não dá espaço ao candidato para suprir as irregularidades, visto que tinha que resolver os problemas até às zero horas.

Ainda no rol das artimanhas para afastar Alexandre Chiúre e Faruco Sadique, com vista a deixar o caminho livre para a sua “fantoche” Delfina Mugabe, que é secretaria – geral adjunta do SNJ há 19 anos, Constantino referiu que quem tem direito ao voto são os delegados eleitos e os que faziam parte do elenco que está a cessar.

A decisão do “eterno” secretário – geral do Sindicato Nacional de Jornalistas coloca Delfina Mugabe na pole position para dirigir os destinos da agremiação, visto que as listas de Chiúre e Sadique não granjeiam simpatia dos actuais órgãos directivos do SNJ.

O conceituado jornalista, Lázaro Mabunda, através das redes sociais, apelidou a estratégia de Eduardo Constantino de vergonhosa, tendo referido que o mesmo pretende favorecer Delfina Mugabe para continuar a proteger os seus interesses no Sindicato Nacional de Jornalistas.

“Por que Eduardo Constantino quer manter Delfina Mugabe? Simples: ele quer continuar no SNJ proteger os seus interesses. Só isso? Não apenas isso. Ele gere há anos o SNJ como sua própria propriedade. Delfina será a lapdog dele. Receia que os watchdog possam vascular a sua gestão. É vergonhoso, não é? Sim”, desabafou Mabunda.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *