Deputado da Assembleia da República deve renda de casa há mais de dois anos

DESTAQUE POLÍTICA
  • Está em risco de ser despejado
  •  Aufere salário e regalias chorudas, mas não consegue pagar 22 mil meticais
  • Dívida acumulada em meses chega a 528 mil meticais e o deputado alega não ter dinheiro
  • Dona da casa está desesperada e exige justiça, mas foi ignorada pela comissão de petições

 

O deputado da Assembleia da República pela bancada parlamentar da Renamo, Abdala Ossifo Ibraimo, não paga renda da casa em que mora na cidade de Quelimane, província da Zambézia, há mais de dois anos, uma situação que deixa desgastada a proprietária do imóvel, que está cansada de ser enrolada pelo representante do povo na magna casa, pois sempre inventa subterfúgios para se furtar do seu dever. No entanto, já foi dado um ultimato para pagar a renda da casa e abandoná-la sob o risco de ser despejado, pois para além da renda, também tem uma enorme dívida com o FIPAG, por meses acumulados de consumo de água sem pagar. Contactado pelo Evidências, o deputado burlão reconheceu a existência da dívida, mas num tom arrogante disse que “se é de dois ou três meses não interessa”.

Evidências

É um caso com contornos de um insólito. Um servidor público que representa o povo na magna casa está a se furtar de pagar a renda de um imóvel que ocupa desde 2019, no Bairro 1º de Maio, na esquina entre as Av. 7 de Setembro e dos Trabalhadores, na cidade de Quelimane, Zambézia.

Trata-se de uma dívida que o deputado da Renamo na Assembleia da República, Abdala Ossifo Ibraimo, vem acumulando desde Julho de 2021, período a partir do qual deixou de pagar as rendas mensais sob alegação de que não tem dinheiro, mostrando sempre prepotência, o que leva a proprietária do imóvel a suspeitar que o deputado age como tal por estar protegido por uma imunidade.

Pela renda de casa onde vive com sua família, Abdala Ibraimo devia pagar mensalmente uma quantia de 22 mil meticais, e feitas as contas, no período de dois anos, ou seja, de Julho de 2021, a Julho de 2023, a dívida acumulada é de 528 mil meticais.

“A casa está localizada em Quelimane, no bairro 1º de Maio, ao pé da migração. Em Julho de 2021, ele parou de honrar com os seus compromissos e estamos já a 25 meses que ele não paga a renda. Ele ocupa a casa desde 2019 e desde o início para pagar a casa sempre era problema, demorava muito, chegando a ficar meses sem honrar seus compromissos”, desabafou a proprietária.

Segundo a queixosa, para além de ter se furtar de pagar a renda da casa, o deputado simplesmente se tornou inflexível e ignora todas as tentativas de cobranças feitas e não se abre a qualquer tipo de diálogo.

“Ele não está a me pagar há dois anos e já estou cansada de andar atrás dele. Ele sozinho vai dizer-te o que ele alega. Eu já deveria ter terminado o contratado já há muito tempo, mas por causa da imunidade que ele tem por ser deputado fiquei sem saber como proceder para reaver o meu dinheiro”, desabafou a vítima, adiantando que foi essa a razão que fez com que até agora não tenha ainda processado o deputado.

“Nunca tentei resolver os assuntos de forma judicial por saber que ele tinha imunidade e sempre pautei por resolver os assuntos amigavelmente, porque a gente sempre se encontrou, mas parece que alguém lhe aconselhou que por ele ser deputado não podia pagar o que deve, não sei se ele viu fragilidade do meu lado. O que me deixa chateada é que ele recebe todos os meses. Conversei com alguns deputados e todos são unânimes em dizer que é má fé dele”, sublinha.

 

Embora de mãos atadas por temer a imunidade do deputado Abdala Ibraimo, inconformada, a proprietária do imóvel escreveu, em Maio passado, uma petição à Comissão de Petições da Assembleia da República, com vista a encontrar suporte para que aquele representante do povo seja obrigado a pagar.

 

No entanto, até aqui ainda não foi contactada e teme que os deputados desta comissão especializada da Assembleia da República estejam a proteger o seu colega. Aliás, foi a arrogância do visado e a falta de resposta da Assembleia da República, aliada à imunidade, que reforçam o seu receio de agir por via de instituições de justiça.

 

“Eu falei com ele e lhe expliquei a minha insatisfação. Disse que iria escrever para a Assembleia e ele ignorou, disse que ia lhe pôr no jornal, ele ignorou. Então, eu escrevi para a Assembleia da República, para a comissão de petições, mas não sei por que até agora não me dizem nada, até pensei que fosse mais fácil fazer a carta para a Assembleia”, desabafou a vítima.

 

Em risco de ser despejado da casa

Cansada de esperar por uma possível mudança de postura por parte do deputado, a proprietária do imóvel notificou-o, a 05 de Maio último, para que abandone a casa até o próximo dia 15 de Agosto, e na carta solicitava que este pagasse a dívida de 25 meses e que devolvesse o imóvel nas mesmas condições em que foi encontrado.

Mas, o mais incrível é que para além de renda, Abdala Issufo tem uma astronómica dívida com o FIPAG, resultante de acumulação de facturas de consumo de água. Até Maio passado, por exemplo, a dívida ultrapassava sete mil meticais.

“Sempre que eu tenho algum documento para ele assinar, vem ao meu encontro e eu lhe dou o documento. Por exemplo, quando eu queria terminar o contrato, liguei para ele e disse que queria terminar o contrato e dei-lhe um tempo, que foram dois meses e meio”, revela.

O Evidências contactou telefonicamente o deputado Abdala Ossifo Ibraimo, que de forma arrogante escusou-se a pronunciar-se sobre o assunto, alegando que não tem nada a dizer, até porque é uma pessoa.

“Não tenho nada a dizer (…). Eu sou uma pessoa grande. Não sou um indivíduo para essas coisas. Muito obrigado (…). Se há um atraso de um ano ou dois meses não interessa, mas tenho a certeza que o assunto está a prosseguir, está-se a trabalhar para o efeito”, destaca. 

 

Facebook Comments