Líder do golpe de Estado no Níger nomeia Primeiro-ministro

DESTAQUE POLÍTICA

O general Abdourahamane Tiani, líder que encabeçou o golpe de Estado no Níger, procedeu ontem, 07 de Agosto, a nomeação do primeiro alto dirigente para o governo. Trata-se de Mahamane Lamine Zeine, ex-ministro das Finanças do Níger e economista de profissão que foi eleito como Primeiro-ministro do país.

A nomeação foi anunciada num decreto lido na televisão pública pelo coronel Amadou Abdramane, porta-voz da junta militar, que se denominou de Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria (CNSP).

Mahamane Zeine, de 58 anos, foi ministro das Finanças durante a governação do antigo Presidente nigeriano Mamadou Tandja, entre 1999 e 2010. Actualmente ocupa o cargo de representante residente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Libreville, Gabão.

O novo Primeiro-ministro substitui Ouhoumoudou Mahamado, deposto com o governo do presidente, Mohamed Bazoum, na sequência do golpe de Estado de 26 de Julho.

No entanto, o CNSP anunciou a demissão do presidente e a suspensão da Constituição.

Neste momento, o Níger está sendo alvo de duras sanções comerciais e financeiras impostas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que ameaçou igualmente intervir militarmente caso os militares golpistas não restabelecerem a ordem constitucional e não libertem o presidente até então deposto.

Em resposta, a junta militar anunciou no domingo à noite o encerramento do espaço aéreo e avisou que qualquer violação desta medida será objecto de uma resposta “imediata e enérgica”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *