Tribunal inocenta estudantes da Escola Náutica por falta de provas e a polícia não soube explicar o motivo da prisão

DESTAQUE SOCIEDADE

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo declarou inocentes na tarde de ontem, 09 de Outubro, os seis estudantes envolvidos numa manifestação na Escola Superior de Ciências Náuticas. Segundo a juíza, houve exagero por parte da polícia, ao deter os estudantes. O julgamento de seis estudantes da Escola Superior de Ciências Náuticas começou na última quinta-feira. Os jovens participaram numa manifestação, na qual exigiam melhores condições de higiene e de alimentação no internato onde vivem.

Depois dos estudantes, esta segunda-feira foi a vez da directora da escola e dos agentes da Polícia, que efectuaram a detenção, prestarem declarações à juíza, mas nada que convencesse o tribunal.

“Em nome da República de Moçambique, o colectivo de juízes da segunda secção do Tribunal Judicial do Distrito Municipal Kampfumo decidiu absolver os arguidos da prática do crime de desobediência”, decidiu Isaura Pereira, juíza do caso.

Não só faltaram elementos, pois para a juíza o processo sequer merecia ser julgado porque para si “houve excesso na detenção desses senhores. Este processo, na verdade, nem devia ter chegado aqui. Nós conseguimos ver e ouvir o que o agente que efectuou a detenção disse, nem ele mesmo consegue explicar como é que chegou ao crime de desobediência”, explicou a juíza.

Do lado da defesa, a decisão do Tribunal era esperada. A detenção dos seis estudantes aconteceu na segunda-feira, mesmo dia em que estiveram em frente ao Ministério dos Transportes e Comunicações para manifestar a sua indignação sobre as condições a que são submetidos na Escola Superior de Ciências Náuticas.

Naquele dia, mesmo antes da detenção, a relação já tinha sido azeda com a polícia, porquanto foram mandados embora do Ministério e só continuaram com a manifestação ao longo da Avenida 10 de Novembro até à instituição de ensino.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *