CCM exorta CNE e STAE para fazerem jus ao lema “Por Eleições Livres, Justas e Transparentes”

DESTAQUE POLÍTICA Sem categoria SOCIEDADE

O Conselho Cristão de Moçambique (CMM) lamentou as atitudes antidemocráticas que mancharam as VI Eleições Autárquicas e exortou a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) para fazerem jus ao seu lema “Por Eleições Livres, Justas e Transparentes”.

No comunicado datado de 25 de Outubro em curso, o Conselho Cristão de Moçambique congratulou a postura dos partidos políticos que tudo fizeram para o processo eleitoral em curso fosse um verdadeiro momento de festa, todavia, lamentou as atitudes antidemocráticas registadas no dia da votação que mancharam o processo.

“O Conselho Cristão de Moçambique testemunhou uma participação massiva de cidadãos às urnas logo nas primeiras horas até ao fim da votação, apesar de se ter verificado também, altos níveis de abstenção. O CCM lamenta todas atitudes ante democráticas que tenham como propósito manchar o processo eleitoral em Moçambique; A paz é uma construção que deve ser constantemente edificada, um caminho que percorremos juntos procurando o bem comum, esperamos que todos comprometam-se a respeitar as leis vigentes”, refere o CCM.

Olhando para o que acontece nos municípios em o partido no poder recorreu a fraude para vencer os seus opositores, o Conselho Cristão exorta aos partidos políticos a pautar pela calma e não violência, tendo na mesma senda apelado aos órgãos de administração eleitoral para fazerem jus ao seu lema “Por Eleições Livres, Justas e Transparentes”

“Apelamos às instituições gestoras do processo eleitoral (CNE e STAE) a dirimirem qualquer assunto que possa constituir preocupação nos resultados eleitorais e que no seu funcionamento façam jus ao seu lema Por Eleições Livres, Justas e Transparentes. O Conselho Cristão apela à calma e respeito pelos órgãos oficiais. Evitando actos que possam incitar a violência e derramamento de sangue como aconteceu com Absalão (…)”.

De referir que a Comissão Nacional de Eleições vai anunciar os resultados gerais nas 65 autarquias na quinta-feira, 26 de Outubro corrente.

Facebook Comments

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *