Área 4 concede 270 bolsas de estudo a jovens em Cabo Delgado

DESTAQUE SOCIEDADE

No total das bolsas, 220 Bolsas de Estudo serão atribuídas a estudantes universitários e do ensino secundário e o resto das Bolsas serão entregues a Educação e Formação Técnico-Profissional (TVET) das comunidades de Chiure, Balama e Montepuez, A ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em nome da Área 4, anuncia o lançamento da iniciativa de educação “Empoderamento Pessoal e Académico dos Jovens” em Palma, Cabo Delgado, implementada pela Tsemba Life.

A iniciativa foi lançada com as autoridades governamentais locais, líderes escolares, sociedade civil e outras partes interessadas da comunidade, tendo a ocasião informado os objectivos e requisitos do programa. O programa que apoiará um total de 270 alunos durante o próximo ano civil, tem como objectivo reduzir as taxas de abandono escolar, ao mesmo tempo que os dota de competências de vida para terem sucesso na sua vida pessoal e profissional.

Através da iniciativa, serão atribuídas aos beneficiários bolsas de estudo académicas para o ensino primário, secundário ou superior. 50 destas bolsas serão atribuídas à formação técnica e profissional (TVET) nos institutos de Chiure, Balama e Montepuez e 20 a estudantes universitários.

“O futuro de Cabo Delgado está nas mãos dos jovens de hoje. Este é um investimento crítico que irá proporcionar acesso à formação académica e desenvolvimento social aos jovens das várias comunidades. A educação é um elemento fundamental da estratégia de investimento comunitário da Área 4, e continuaremos a trabalhar com as nossas co-empresas, autoridades locais e parceiros comunitários para apoiar um maior acesso à educação em Cabo Delgado” disse Arne Gibbs, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada.

O Programa de Bolsas de Estudo para Jovens da Área 4 para Cabo Delgado baseia-se na estratégia de investimento comunitário do Rovuma LNG para o distrito de Palma, que se centra na educação, saúde, agricultura e inclusão socioeconómica das comunidades anfitriãs circundantes.

“Estamos gratos pela colaboração das instituições de ensino que demonstraram vontade de colaborar com a Tsemba Life. O nosso objectivo é apoiar a educação de 270 jovens entre os 12 e os 25 anos de idade em Cabo Delgado para melhorar as suas oportunidades para o futuro. ” disse Tina Mucavele, Directora Geral da Tsemba Life.

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture detida pela ExxonMobil, Eni e China National Petroleum Corporation (CNPC), que detém uma participação de 70 por cento no Contrato de Concessão de Pesquisa e Produção da Área 4, para além da MRV, Galp, KOGAS e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E. P. Cada uma detém uma participação de 10 por cento na Área 4. A ExxonMobil lidera a construção e operação da liquefação de gás natural e instalações relacionadas em nome da MRV, e a Eni lidera a construção e operação das instalações a montante.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *