O chefe do Executivo da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, desdramatizou, semana finda, as crescentes incursões dos terroristas naquele ponto do país, acusando os jornalistas de estarem a espalhar o terrorismo.
Valige Taubabo, que falava em Pemba à margem da cerimónia do lançamento do Projecto Desportivo para a Paz, suspeita que a imprensa esteja em comunicação com os insurgentes ao difundir quase que em tempo real os ataques protagonizados numa determinada região, expondo as fragilidades da FDS.
Segundo o governante, actualmente, os jornalistas destacam muito mais as realizações dos terroristas como se tivessem celebrado um memorando de entendimento entre as partes, deixando de lado, segundo ele, informações que podem tranquilizar a população.
Tauabo diz que mesmo com informações oficiais sobre a situação facultada pelas autoridades competentes, os repórteres invertem as abordagens, escrevendo de forma contrária e deixando a população em alerta.
“Me parece que os jornalistas foram formatados pelos insurgentes”, atirou o governante, observando que desta maneira os profissionais da comunicação social apenas reconhecem o papel dos malfeitores e não das FDS.
Facebook Comments