Projecto agrícola em Chókwè promete revolucionar economia local

DESTAQUE ECONOMIA

No distrito de Chókwè, província de Gaza, sul de Moçambique, um projecto agrícola inovador está a revolucionar a economia local, através da produção de sementes de arroz. Com grandes marcos alcançados desde 2015, incluindo o processamento de 800 toneladas de sementes de arroz em 2021, o projecto liderado pelo moçambicano Hélder Chilengue não só alimenta a população, mas também cria empregos, promove a igualdade de género e impulsiona o desenvolvimento económico da região.

Trata-se de um projecto que realiza a compra directa de arroz de 250 mulheres em Chókwè, oferecendo uma fonte estável de renda para diversas famílias. O empreendimento reconhece também o papel fundamental das mulheres como líderes e agentes de mudança nas suas comunidades.

Segundo Hélder Chilengue, “a agricultura não é apenas uma actividade económica, é um pilar fundamental para o crescimento sustentável de Moçambique”. “Ao investir na agricultura e no empoderamento das comunidades rurais, estamos a construir um futuro mais próspero e equitativo para todos os moçambicanos”, disse o mesmo responsável.

Este esforço não só fortalece a economia local, mas também promove a igualdade de género e melhora as condições de vida das famílias envolvidas. Além disso, com cerca de 10 pessoas actualmente empregadas no projecto e potencial para expandir ainda mais, os actores envolvidos pretendem demonstrar a eficácia do empreendimento, mas também o seu compromisso em enfrentar desafios e superá-los.

Num momento em que Chókwè busca recuperar o seu estatuto como o “Celeiro da Nação”, este projecto surge como um raio de esperança, mostrando que o futuro da agricultura e do desenvolvimento económico do país está nas mãos daqueles que estão dispostos a trabalhar arduamente e enfrentar desafios do futuro.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *