Tragédia da Ilha de Moçambique: ARAÚJO QUESTIONA NYUSI “QUE EMPREGADO ÉS…”

POLÍTICA

Sua Excia Senhor Presidente da República,

Desde que recebi a fatidica notícia do naufrágio na Ilha de Moçambique que levou a morte a mais de 90 pessoas, não me sai da cabeça uma pergunta básica: Sua Excia não deveria estar em Nampula a consolar as famílias?

Esta pergunta faz-me questionar sobre o Legado que Vossa Excia quer deixar para o povo moçambicano! A de um presidente distante, que não se importa com o sofrimento do povo que jurou servir e prometeu que seria seu empregado?

Que empregado é esse que quando o seu patrão tem um acidente onde perdem a vida mais de 90 pessoas não “corre” para consolar o patrão? Que empregado é esse que quando se regista uma tragédia dantesca destas fala ao mesmo tempo que o presidente de Portugal?
Que empregado é esse que reage 48 horas depois quando quase uma centena de seus empregados desaparecem “por negligência” de agentes do seu Governo?! Lembra-se Excia do artigo 51 da Lei Mãe?

Que empregado é esse que já não tem dinheiro para alugar uma avioneta e se dirigir imediatamente ao local da ocorrência da tragédia mas tem dinheiro para alugar helicópteros, avionetas para inaugurat casas de administradores, tribunais, casas de banhos públicas e sanitários municipais e outras quinquilharias!

No lugar de gastar dinheiro para inaugurar tribunais distritais que o Primeiro Ministro, a Ministra da Justiça, os Secretários de Estado, Governadores Provinciais e Administradores Distritais para além do do Venerando Presidente do Tribunal Supremo, dos Juizes-Presidentes dos Tribunais Regionais de Recurso, dos Juizes-Presidentes dos Tribunais Judiciais Provinciais e Distritais da “dona da mola dos tribunais” o Cofre, não seria esta uma oportunidade soberana de Vossa Excia demonstrar que no seu coração cabem todos os moçambicanos?

Como é que o Antigo Presidente da Republica Armando Guebuza reage 24 horas antes da reação do Chefe do Estado? Afinal quem tem melhor informação sobre o país, Guebuza ou vossa Excelência? A quem o Administrador do distrito, Governador, Secretário de Estado, Ministro dos Transportes, Director do INAMAR, Director distrital, provincial e geral do SISE dá informação privilegiada ? Quem é o cliente número um do SISE? Como é que o Chefe é o último a saber, como denota a inaceitável tardia reacção de Vossa Excelência? Não deveria já o Conselho de Ministros ter se reunido de emergência e já declarado Luto Nacional de 5 pelo menos 5 dias?

Não deveria já uma Comissão de inquérito ter sido criada? Cade a detentora da accao penal e criminal a nossa PGR a nível distrital, provincial e Geral? Ja agora para que serve o Primeiro Ministro no nosso país? Na impossibilidade de Vossa Excia se deslocar a Nampula não deveria ter despachado o primeiro Ministro!

É que o competente e simpático do Ministro Magala, que respeito e preso, que foi destacado para Nampula, carrega a prior, o peso deste acidente porque é o responsável da área dos transportes e segurança dos passageiros, pelo que não pode o nosso empregado ser representado por ele, pelo menos nesta ocasião! Não se manda á “cena do crime” alguém que tem responsabilidades hierárquicas no dolo ou na negligência que podem ter sido causas da tragédia!

Excia, para que servem o Secretários de Estado, os Governadores Provinciais, os directores de SISE?

Excia se já está cansado melhor ir descansar! Se tivesse escolhido o seu sucessor na reunião do Comité Central da semana passada teria arranjado tempo para ir ao Lumbo! Mas como adiou e quer controlar esse processo está amarrado à Maputo e não se pode dar ao luxo de forma expedita!

Adiar decisões Excia tem o seu preço! E escreva Excia está não será a última tragédia da sua governação! Os próximos dias podem vir a ser complicados !

Por favor livre-se desse peso e vá descansar em paz! Nos te queremos bem! Fizeste a tua parte, o resto deixe para os outros!

Me desculpe o desabafo Chefe! Dói a ausência do Estado e a ineficiência da acção governativa! Durante o seu mandato Excia o nosso país virou um marco estado! Apanha se droga em qualquer esquina! A guerra em Cabo Delgado iniciou no seu consulado! As dívidas ocultas começaram quando o senhor era o titular da defesa! Quel mal lhe fizemos Excia? Por favor vá vá vá vá…!

Excia a nossa costa está escancarada! Em Janeiro fui à Angoche e o que vi assusta a qualquer alma viva!

Há coisas que não se delegam Excia!

E mais não disse,

Manuel de Araújo

Facebook Comments