A Comissão Nacional de Eleições (CNE) revelou, na terça – feira, 16 de Abril, que já recenseou quase 70% dos eleitores do universo previsto para as eleições gerais agendadas para o dia 09 de Outubro do ano em curso.
“O recenseamento eleitoral tem o seu término marcado para 28 de Abril de 2024, em todo o território nacional e no estrangeiro, e faltam 12 dias para o fim. Até ao dia 13 de Abril, foram recenseados mais de 5 304 110, o que corresponde a 70 por cento do universo de 7 494 011 eleitores previstos para este recenseamento”, declarou o presidente da CNE, Dom Carlos Matsinhe.
O recenseamento eleitoral ainda arrancou em alguns distritos da província de Cabo Delgado. O homem de Deus emprestado à política admitiu que a instituição por si dirigida enfrenta dificuldades impostas pela situação da insegurança devido ao terrorismo.
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições exortou, por outro lado, aos partidos políticos para cumprirem com os prazos da apresentação das candidaturas.
“Permitam-me exortar a todos os partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores proponentes para que colaborem de boa-fé com os órgãos eleitorais e que submetam os processos para fins eleitorais como as candidaturas, dentro dos prazos estabelecidos, e quanto mais cedo melhor, para evitar constrangimentos de última hora”.
Facebook Comments