Tropas sul-africanas já abandonaram o Teatro Operacional Norte

DESTAQUE SOCIEDADE

No âmbito do fim do mandato da Militar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para Moçambique (SAMIM) na província de Cabo Delgado, as tropas sul – africanos abandonaram, recentemente, o Teatro Operacional Norte (TON), dando assim seguimento ao plano de saída da força regional do país.

A saída da tropa regional deriva do fim da operação Vikela, sendo que para auxiliar Moçambique a combater o terrorismo a SADC destacou cerca de 1.495 soldados.

À margem da cerimonia da despedida, comandante interino da SAMIM, J Shikongo Shikongo, citado pelo portal Wed Defence, referiu que durante a missão as tropas demonstraram dedicação, profissionalismo e coragem.

O Governo revelou que as posições que eram ocupadas pela SAMIM ficarão sob responsabilidade das tropas moçambicanas. No entanto, já é um adquirido que o Ruanda vai enviar mais soldados para Cabo Delgado.

Refira-se que o Botswana foi a primeira nação Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral a retirar as suas tropas da província de Cabo Delgado, sendo que até finais de Julho todos militares da SAMIM terão regressados aos seus países de origem.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *