O Primeiro – ministro, Adriano Maleiane, revelou, na segunda-feira, 23 de Setembro, que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) investiu, nos últimos 47 anos, cerca de 3,5 mil milhões de dólares em Moçambique.
De acordo com Adriano Maleiane, os 3,5 mil milhões de dólares financiaram 115 projectos nas áreas de agricultura, transportes, energia, água, saneamento e iniciativas de pequenas e médias empresas.
Em representação do Governo moçambicano, Maleiane, que falava durante as celebrações alusivas ao 60º aniversário da criação do BAD, reconheceu que os fundos desembolsados para melhorar a vida da população, modernização do corredor de Nacala, melhorar a logística e conectividade a nível interno, bem como fortalecer a posição competitiva do país.
“O Banco Africano de Desenvolvimento tem estado alinhado às prioridades do nosso governo como atestam os investimentos estratégicos em infraestruturas tais como energia, água saneamento, estradas, pontes, modernização da agricultura no âmbito do desenvolvimento da cadeia de valor agrícola”, declarou.
Por sua vez, ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, lembrou que o Banco Africano de Desenvolvimento foi criado pelos governos africanos para servir a África.
“Não é um banco alheio, é um instrumento dos governos, a visão do Banco a 60 anos continua sendo a mesma que é eliminar a pobreza, promover o bem-estar, desenvolvimento económico e integração regional é o que estamos a fazer “, disse Magala para depois referir que, actualmente, o BAD deve apostar mais na promoção de soluções para problemas estruturais, nomeadamente, criação de emprego para jovens, mulheres, gestão das dívidas, segurança regional, mudanças climáticas e digitalização económica.
Facebook Comments