Projecto LTBR celebra resultados significativos na luta contra a Tuberculose em Moçambique

SAÚDE

Ao longo dos últimos cinco anos (2019-2024), o projecto de combate à tuberculose em Moçambique “Mozambique Local TB Response (LTBR)”, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com um orçamento de 25 milhões de dólares, realizou avanços significativos na melhoria da detecção, diagnóstico e tratamento da TB, em 50 distritos das províncias de Nampula, Zambézia, Sofala e Tete, a uma população-alvo de 13,6 milhões de pessoas, correspondente a 68% do número total de habitantes.

Implementado por um consórcio liderado pela ADPP, em parceria com FHI360, Dimagi, ComuSanas e Kupulumussanas, e em colaboração estreita com o Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde (MISAU), o projecto LTBR conseguiu expandir significativamente a notificação de casos de TB e TB Multirresistente (TB-MR), além de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e o acesso a medicamentos para os pacientes.

Na cerimónia de celebração dos resultados, o director técnico do projecto, Algy Cassamo, destacou o sucesso do projecto em aumentar a notificação e detecção activa de casos de TB, fortalecimento da rede de diagnóstico e a capacitação de entidades locais na resposta à doença. O projecto atingiu 6.403.980 pessoas com mensagens educativas sobre a TB, rastreou 6.421.685 indivíduos (incluindo crianças menores de 5 anos), notificou e tratou 108.242 pacientes com TB, incluindo 1.018 casos de TB-MR. Do total dos notificados e tratados, 10.547 eram crianças.

Num outro desenvolvimento, Algy Cassamo ressaltou que, através dos acordos com as Direções Provinciais de Saúde, o LTBR fez a manutenção e melhoria de infra-estruturas em mais de 20 unidades sanitárias, incluindo a instalação de equipamentos, como 5 aparelhos de raio-X digital e 50 microscópios iLED, além de fornecer motorizadas, computadores e outros materiais essenciais.

O representante da USAID, Amós Matarusse, sublinhou que o encerramento oficial do LTBR representa um marco no contínuo esforço de Moçambique para eliminar a TB. “Os resultados apresentados hoje reflectem o sucesso das intervenções nas quatro províncias, em linha com a trajectória dos projectos financiados pela USAID desde 2005, como o TB CAP, TB CARE I, Challenge TB e agora o LTBR.”

A Directora do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose, Benedita José, destacou a importância do LTBR para o alcance da meta de eliminação da tuberculose até 2030, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Este projecto foi um avanço significativo na capacidade do nosso sistema de saúde de responder à TB de forma eficaz. O LTBR apoiou no uso de novas ferramentas e tecnologias, como o GeneXpert, uso de amostras não invasivas para o diagnóstico da Tuberculose e plataformas digitais, reforçando a nossa capacidade de gerar evidências e melhorar as intervenções”, afirmou.

Virgílio Mubai, da Associação ComuSanas, que representou os membros do consórcio, manifestou sua satisfação com os resultados alcançados. “O projeto LTBR permitiu consolidar abordagens comunitárias e fortalecer as capacidades das Unidades Sanitárias Periféricas no combate à TB, criando uma base sólida para a continuidade desta luta nas comunidades e unidades de saúde”.

No encerramento da cerimónia, o representante da USAID fez o anúncio que dá conta que a USAID continuará a apoiar o combate à tuberculose com a implementação de um novo projeto, denominado FORTE (Fostering Opportunities to Respond to the TB Epidemic), que já se encontra em fase inicial da sua instalação.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *