Na qualidade de Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, o Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu, na quarta-feira, 13 de Novembro, a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) para discutir a actual situação de segurança no país. Durante o encontro, os membros do CNDS lamentaram o envolvimento de crianças nas manifestações e, sobretudo, elogiou a postura das Forças de Defesa e Segurança
Apesar das atenções estarem viradas para as manifestações em protesto contra os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o Conselho Nacional de Segurança mostrou-se satisfeito com a evolução do combate ao terrorismo no Teatro Operacional.
O CNDS reconhece que a manifestação é um direito consagrado na Constituição da República. Contudo, lamentou o envolvimento de crianças
Sobre as manifestações, o órgão reconhece o direito consagrado na Constituição da República e nos demais instrumentos legais.
“O Conselho Nacional de Segurança deplora nos termos mais veementes o envolvimento de crianças e a tentativa velada de subversão da ordem democrática legitimamente instituída e de colocar entraves ao funcionamento das instituições, à livre circulação de pessoas e bens, com consequências desastrosas sobre a economia nacional”, refere o CNDS.
Para além de endereçar as condolências a Bernardo Constantino Lidimba, Director-geral do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE), o órgão dirigido pelo Chefe de Estado saudou a postura das Forças de Defesa e segurança durante as manifestações.
Facebook Comments