RENAMO diz que há dados suficientes para “anulação de eleições”

DESTAQUE POLÍTICA

O Conselho Constitucional manteve, hoje (12.12), uma reunião com o partido RENAMO para um diálogo sobre o processo de validação dos resultados eleitorais. A RENAMO que também reclama os resultados eleitorais de 09 de Outubro, diz que o Conselho Constitucional tem dados suficientes para anular as eleições. No entanto, o Conselho Constitucional diz que está empreender esforços provar tais “discrepâncias” e posteriormente tomar veredicto.

Aliás, a RENAMO mostrou-se pouco confiante sobre a reposição da verdade eleitoral recordando o histórico das eleições em Moçambique que sempre foram “fraudulentas” desde 1994.

A mandatária da perdiz, Glória Salvador referiu que já submeteu recursos para reclamar os resultados e há dados que provam que as eleições devem ser anuladas porque “a própria lei diz que quando num apuramento distrital não tem mandatários de um determinado partido essas eleições devem ser nulas” e também pelo facto de este fenómeno foi verificado “em muitos lugares”.

Ademais, a RENAMO diz ainda que há discrepância entre número de votantes e votos mas, o Conselho Constitucional não tomou medidas.

Por sua vez, o Conselho Constitucional por sua vez, diz que está neste exacto momento a trabalhar para verificar a origem das discrepâncias.

“Estamos a trabalhar para verificar se estes números estão em conformidades e verificar qual é o problema. Estamos ainda na fase de digitalização Vamos comparar os dados da CNE e compara com os editais de centralização, editais de apuramento distrital que é para saber onde realmente houve o tal dito ´enchimento´ para podermos tirar a nossa convicção para podermos decidir”, disse Lúcia Ribeiro, Presidente do Conselho Constitucional.

Facebook Comments