Share this
- Foi dos primeiros presidentes a felicitar uma vencedora acusada de afastar opositores
O Presidente da República, Daniel Chapo, participa como convidado de honra, esta terça-feira, 4 de Novembro, na cerimónia de investidura de Samia Hassan Suluhu, reeleita Presidente da República Unida da Tanzânia, num acto que decorre em Dodoma, capital do país. Em comunicado, a Presidência da República informou que o acto marca a renovação do mandato presidencial e reforça os laços históricos de amizade, solidariedade e cooperação existentes. No entanto, a sua participação e os elogios a presidente da Tanzânia, eleita num processo pouco transparente, marcado por perseguição de opositores, acabando por concorrer quase sozinha.
Evidências
Antes de participar na cerimónia desta terça-feira, Daniel Chapo tinha sido um dos primeiros dirigentes a endereçar uma mensagem de felicitação à sua homóloga tanzaniana, Samia Suluhu, eleita num processo conturbado e contestado.
Na sua mensagem, o Chefe do Estado moçambicano manifestou imensa satisfação, sublinhando que, em nome do povo e do Governo de Moçambique, bem como em nome próprio, apresentava as mais calorosas e sinceras felicitações pela sua reeleição como Presidente da República Unida da Tanzânia.
“A expressiva vitória obtida constitui um testemunho inequívoco da elevada confiança e do profundo apreço que o povo tanzaniano deposita em Vossa Excelência, em reconhecimento da vossa firme e visionária liderança e dos significativos progressos alcançados pelo vosso país nas esferas política, económica e social”, refere.
Para o estadista moçambicano esta reeleição reflecte, igualmente, o compromisso inabalável da Presidente tanzaniana com o desenvolvimento sustentável, a prosperidade e a defesa dos interesses da nação, tanto no plano interno como na arena da diplomacia internacional.
Chapo reafirmou também a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Presidente Samia Suluhu, com vista a aprofundar as históricas e fraternas relações de amizade, solidariedade e cooperação entre Moçambique e a Tanzânia, bem como o seu firme empenho em reforçar a cooperação e a colaboração a nível multilateral e regional, no âmbito da SADC, da União Africana, das Nações Unidas e de outros fóruns internacionais de interesse comum e estratégico.
O Chefe do Estado concluiu a sua mensagem reiterando votos de contínuo sucesso à homóloga no exercício das suas “nobres e elevadas funções” ao serviço da nação tanzaniana.
Vitória sangrenta e contestada
A vitória de Samia Suluhu, com mais de 97% dos votos, foi anunciada pela Comissão Eleitoral tanzaniana no dia 1 de Novembro, num pleito marcado por fortes alegações de fraude, repressão policial e protestos violentos. Reportam-se centenas de mortos e feridos.
Partidos da oposição denunciaram irregularidades na contagem de votos, intimidação de observadores e detenções arbitrárias de líderes políticos. Organizações de direitos humanos reportaram a morte de dezenas de manifestantes, sobretudo nas regiões de Pemba e Zanzibar, em confrontos com as forças de segurança.
Apesar das contestações, Suluhu será empossada para um novo mandato de cinco anos, prometendo “consolidar a unidade nacional, reforçar a economia e garantir a estabilidade” do país.
O clima de tensão pós-eleitoral vivido na Tanzânia converge com as últimas eleições de Outubro no solo moçambicano, que foram marcadas por denúncias de irregularidades, protestos e contestação dos resultados por parte da oposição.



Facebook Comments