França anuncia para Maio fórum de investimentos França – África

ECONOMIA MERCADO

O embaixador da França, David Izzo, anunciou na tarde desta terça-feira (20) que está em curso a preparação de um fórum internacional de investimentos França – África, à margem do qual se irá realizar o fórum de negócios bilateral entre França e Moçambique, no próximo mês de Maio.

A realização deste fórum surge num momento em o maior investimento da França em Moçambique, aliás, em África, liderado pela Total, está suspensa devido aos ataques em Palma, Cabo Delgado.

Izzo falou deste fórum à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), num encontro agendado para debater situação empresarial em Cabo Delgado, no mesmo dia em que aquela organização esteve reunida com o representante da empresa Total em Moçambique.

A Total suspendeu no dia 24 de Março, em Palma, o projecto de LNG em Afungi. Uma medida preventiva que suscitou dúvidas quanto ao futuro do megaprojecto de cerca de 23 mil milhões de dólares.

A respeito desta suspeição, a CTA apela à calma de toda a classe empresarial e que a mesma paute por uma conduta que a distancie de toda e qualquer especulação sobre a questão dos investimentos em Cabo Delgado.

“Adicionalmente, apelamos a todos que se sintam lesados a disponibilizarem toda a informação necessária, através do inquérito que amanhã inicia, de modo a ajudar as partes responsáveis a lidar com a situação”, apelou a CTA, em comunicado envia à nossa redacção minutos depois do encontro com a Total.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *