Moçambique pretende produzir mais semente certificada para aumentar a produção

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Com o intuito de aumentar a produção e produtividade, o Executivo pretende produzir cerca de 2.623, 7 toneladas de semente certificada para a presente campanha agrícola. Os dados em alusão foram tornados públicos pelo vice – ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze.

Durante a reunião técnica anual da Direcção Nacional de Sanidade Agropecuária e Biossegurança, Olegário Banze anunciou que o país vai importar cerca de 1.140.146,16 toneladas de sementes, significando um incremento de 31 por cento em comparação com a campanha anterior em que o país adquiriu fora de portas 869.705,34 toneladas.

Banze adiantou que estas e outras acções visam materializar o compromisso do Governo de acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar, melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, tendo destacado o Projecto Sustenta.

No encontro que decorreu na capital moçambicana com o lema “Sanidade pela Produção Agropecuária e Defesa as Saúde Pública”, os participantes, ou seja, representantes do Governo, parceiros de cooperação, grupos de produção e sector privado, foram discutidos temas sobre os desafios fitossanitários e de fiscalização agropecuária.

Importa referir a reunião técnica anual da Direcção Nacional de Sanidade Agropecuária e Biossegurança visava reflectir sobre os caminhos que o país deverá seguir para desenvolver e acelerar a elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Agrário.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *