- Moçambique com mais dois milhões de vacinas
Moçambique recebeu, na semana finda, dois milhões de doses da vacina Johnson & Jonhson dos Estados Unidos, no âmbito do mecanismo global Covax, para assegurar a continuidade do processo de imunização, abrangendo cada vez mais grupos-alvos. Trata-se do maior carregamento de imunizantes que o país já recebeu.
Neila Sitoe
Os Estados Unidos são os maiores doadores bilaterais das vacinas em Moçambique e, com esta quarta doação, elevaram o número total de vacinas para aproximadamente 3,5 milhões, numa altura em que mais de quatro milhões de pessoas no país alcançaram a imunidade completa, correspondente a 23% da população prevista.
De acordo com o embaixador dos Estados Unidos em Moçambique, Dennis Hearne, o país que representa continua empenhado em partilhar as vacinas de forma equitativa em todo o mundo.
“Ninguém está protegido da Covid-19 até que todos estejam vacinados, e a medida em que mais vacinas se tornarem disponíveis para todas as nações, em todo o mundo, temos um interesse comum em conseguir que todos os que são elegíveis sejam vacinados”, afirmou.
O embaixador também apelou a todos para que procurem informação das vacinas de fontes de informação fidedigna e sigam os conselhos das autoridades de saúde moçambicanas, da Organização Mundial da Saúde e dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças.
Refira-se que, para além das vacinas, os Estados Unidos disponibilizaram mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, doaram, recentemente, 60 garrafas de oxigénio a uma fábrica de oxigénio PSA em Nampula, 50 ventiladores, equipamento de proteção para profissionais de saúde, equipamento de laboratório e de oxigénio, financiamento para o aumento da equipa médica, entre outros.
Facebook Comments