Grafite extraído em Moçambique será usado na maior companhia de carros eléctricos do mundo

DESTAQUE ECONOMIA

A Syrah Resources Limited, uma empresa Australiana que extrai grafite no Projecto de Balama, província de Cabo Delgado, assinou recentemente um memorando de entendimento com a maior fabricante de carros eléctricos do mundo (Tesla), para fornecer Material Activo de Ânodo (AAM) para ser usada na instalação de produção de AAM verticalmente integrada em Vidalia, no estado norte – americana de Louisiana.

A Syrah avançou que o acordo com a Tesla fornece uma base convincente para prosseguir com a expansão inicial da capacidade de produção da Vidalia; planeando tomar uma decisão final de investimento para a construção dessa instalação expandida em Janeiro de 2022, sujeita a compromissos de financiamento.

Por sua vez, a Tesla vai adquirir a maior parte da expansão inicial proposta da capacidade de produção de AAM a um preço fixo por um período inicial de quatro anos a partir da obtenção de uma taxa de produção comercial, sujeita à qualificação final.

A Tesla tem igualmente a opção de vender volume adicional da Vidalia, sujeito à expansão da capacidade da Syrah além de 10kt por ano AAM.

O complexo na Louisiana, unidade da Tesla, planeia usar grafite de Moçambique para se tornar na primeira fonte de fornecimento dentro dos Estados Unidos de ânodo de grafite para a indústria em rápido crescimento de veículos eléctricose para a indústria de manufacturação de baterias de litium-ion.

Refira-se que o Projecto de Grfite de Balama, localizado numa concessão mineira de 106 km², dentro da província de Cabo Delgado, no distrito de Namuno, a aproximadamente 200 km a oeste do porto de Pemba, é considerado o maior depósito de grafite de alta qualidade do mundo

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *