Força Conjunta abate mais cinco terroristas no distrito de Macomia

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

As Forças de Defesa e Segurança, agora apoiadas pelo contingente ruandês e pela Missão Militar da África Austral em Moçambique, continuam empenhadas em repor a ordem e tranquilidade na província de Cabo Delgado. Na segunda – feira, 27 de Dezembro, a Força Conjunta abateu cinco insurgentes e capturou outro na localidade de Chitoia, distrito de Macomia.

A insurgência que desde 2017 tem semeado luto e terror na província de Cabo Delgado, segundo a ACLED, já provocou mais de três mil mortos e perto de um milhão de deslocados. Entretanto, desde a chegada do contingente ruandês e da Missão Militar da África Austral em Moçambique, as Forças de Defesa e Segurança conseguiram colocar os terroristas em sentido, tendo recuperados vários distritos que estavam nas mãos das forças inimigas.

Na segunda feira, 27 de Dezembro, a Força Conjunta voltou a travar um combate com os terroristas.

De acordo com uma fonte das Forças de Defesa e Segurança, o grupo armado composto por 19 pessoas pretendia atacar a aldeia de Chitoio de madrugada, tendo encontrado as Força Conjunta em prontidão.

Os insurgentes sofreram cinco baixas e ainda tiveram um dos seus elementos capturados. Ainda de acordo com a fonte, o jovem dos seus 28 anos de idade, residente numa das localidades do distrito de Macomia, tinha sido dado como desaparecido no ano passado, mas não se sabia que o mesmo foi se filiar aos grupos armados.

Apesar de terem sofrido algumas baixas em alguns ataques dos insurgentes, as três forças continuam no encalço do inimigo que, depois de ver as suas bases destruídas em Cabo Delgado, refugiou-se na província do Niassa.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *