Moçambique aposta na biotecnologia para aumento da produtividade

SOCIEDADE

Está formalizada a adesão de Moçambique ao Fórum Aberto de Biotecnologia Agrária – OFAB, uma plataforma institucional que opera no continente africano desde 2006, e que congrega cientistas e investigadores ligados à Biotecnologia.

A cerimónia de adesão e lançamento do da OFAB Moçambique decorreu em Maputo, nesta quarta-feira, dia 23 de Março. A OFAB, é uma iniciativa que visa incentivar o desenvolvimento da agricultura no continente africano através da adopção da biotecnologia, perspectivando-se, assim na melhoria do quadro da qualidade da agricultura em África na sua cadeia de produção.

Na ocasião, o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, destacou que o lançamento da plataforma OFAB em Moçambique, decorre numa altura em que o país e a região debatem-se com problemas climáticos (cheias e ciclones) e desafia aos cientistas do sector a encontrarem soluções para minimizar os seus impactos. Olegário reforçou ainda que é preciso que os produtores estejam suficientemente informados e acompanhados para garantir resultados positivos na produção.

O evento contou com a presença de organizações que trabalham no sector, provenientes do Quénia, Zâmbia, Malawi e Zimbabwe.

Leave a Reply

Your email address will not be published.