“A guerra dói mais no fim”

POLÍTICA
  • Comandante-geral apela à resiliência

Falando em Macomia, na semana finda, Bernardino Rafael, Comandante-Geral da PRM, garantiu que já foram concluídos 70% do restabelecimento da ordem e tranquilidade pública em Cabo Delgado. A título de exemplo, nos últimos meses, mais de 50 terroristas foram capturados e perto de 200 pessoas que eram feitas reféns fugiram das bases dos terroristas. Neste momento decorre a fase crucial, à qual Bernardino Rafael insta que “devemos ser mais corajosos e ousados para mais avanços decisivos”.

Segundo o Comandante-Geral da PRM, os desafios com que as Forças de Defesa e Segurança e tropas ruandesas se deparam tem a ver com o regresso seguro das populações à mitigação do risco de infiltração. Mas também é preciso assegurar que os que se filiaram aos terroristas regressem ao convívio nas comunidades de que são oriundos e sejam perdoados. Segundo Bernardino Rafael, “todos aqueles que se juntaram aos terroristas devem se entregar às autoridades locais e serão perdoados e integrados na sociedade, o governo está disposto para isso”.

Ainda segundo Bernardino Rafael, as Forças de Defesa e Segurança estão engajadas na busca efectiva da ordem e segurança pública, “nos 30% que faltam os terroristas tendem a usar todas estratégias para comprometer as conquistas no terreno das FDS e das forças ruandesas tentando se infiltrar nas comunidades, até nos centros de acolhimento das pessoas afectadas pelas acções terroristas”.

Para isso, há um papel importante por parte das estruturas dos quarteirões, bairros, entre outros, “esperamos que se denuncie aqueles que são estranhos a nível das 10 casas, dos quarteirões, dos bairros, para que aquilo que é o bem maior seja preservado, a ordem e segurança pública”, rematou Bernardino Rafael.

Por seu turno, as populações agradecem a intervenção das Forças de Defesa e Segurança e das forças estrangeiras na reposição da ordem e segurança pública. 

“Agradecemos ao governo por estar a cumprir com as suas promessas, o governo prometeu a paz e está a cumprir, e nós vamos colaborar para que os terroristas não se infiltrem nas nossas comunidades”, disse uma cidadã presente no encontro orientado pelo Comandante-Geral da PRM.

Os populares disseram que estão dispostos a consentir sacrifício nesta fase crucial de combate ao terrorismo. “Nós iremos colaborar na denúncia e vigilância porque queremos voltar a nossa vida normal, sabemos que vai ser difícil porque temos muita coisa destruída, mas temos certeza que tudo vai dar certo”, assegurou um cidadão presente no encontro.

Bernardino Rafael apelou igualmente a resiliência das Forças de Defesa e Segurança, que não deverão se conformar com as conquistas registradas até agora, “só iremos descansar quando Cabo Delgado estiver livre das acções terroristas, reiteramos que aqueles que estão do lado de lá podem se juntar a nós e sabemos que é um grande desafio eles aceitarem isso, mas apelamos para que abandonem as ordens criminosas dos seus líderes e adiram ao projecto de busca da ordem e segurança pública”.

O Comandante-Geral da PRM procedeu, em nome do Chefe de Estado, Filipe Nyusi, à entrega de uma viatura para reforçar as actividades operativas da Força Local no Distrital, com a orientação de que a mesma sirva unicamente aos interesses das actividades do grupo para a segurança da população de Macomia.

Facebook Comments