Sociedade Civil elege Livaningo para secretariado da Plataforma Nacional das Mudanças Climáticas

DESTAQUE SOCIEDADE

A Plataforma Nacional das Organizações da Sociedade Civil para Mudanças Climáticas (PNOSCMC), constituída 20 por organizações nacionais, elegeu recentemente, a Livaningo, uma organização não governamental moçambicana que luta pela defesa do meio ambiente, justiça social e bem-estar das comunidades, para dirigir os destinos do fórum nos próximos dois anos.

O novo secretariado da PNOSCMC considera que só com a conjugação dos esforços colectivos dos membros é que a plataforma poderá cumprir com metas traçadas para os próximos dois anos. “Todas as organizações da sociedade civil que fazem parte da plataforma devem comprometer-se a melhorar as capacidades das comunidades perante os desafios representados pelas mudanças climáticas e seus efeitos e a partilharem resultados do seu trabalho”, explicou Sheila Rafi, directora executiva da Livaningo que realçou a necessidade de mais união dos membros como instrumento chave para o alcance das metas da plataforma.

Sheila Rafi promete um secretariado mais inovador visando alcançar melhores resultados e lembra aos membros que devem fazer a denúncia de casos de violação da legislação de mudanças climáticas e ambiental e renúncia dos financiamentos e apoios de organizações, mecanismos e iniciativas que promovam acções que tenham impacto negativo ao ambiente.

“O nosso interesse em secretariar a plataforma é sustentado pela vontade e dever associativo de contribuir no crescimento institucional, traduzido em aumento de membros, parceiros programáticos financeiros e portfólios de programas e instalar um ambiente harmonioso e colaborativo entre os membros da rede”, explicou.

Para além da PNOSCMC, a Livaningo tem coordenado várias plataformas, fóruns e grupos de trabalho, como por exemplo, desde 2017 a organização é membro activo e coordenador para área de temática de pesquisas na Programmatic Commnication Plataform (PCP), que visa comunicar com evidência aos tomadores de decisão sobre os impactos das mudanças climáticas de países como Moçambique, Uganda, Kenya e Tanzânia. A Livaningo secretariou igualmente, o Fórum da Sociedade Civil para a área marinha e costeira (FOSCAM).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *