Primeiros 350 candidatos do Emprega vão à formação

SOCIEDADE
  • Os beneficiários são da Cidade e Província de Maputo

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, apresentou esta segunda-feira os 350 candidatos apurados para a Formação de Plano de Negócios do Agora Emprega. A etapa que segue é de formação de transformação de ideias em negócio, materializada através de aquisição de habilidades de gestão de recursos humanos, gestão financeira, fiscalidade e gestão de processos de produção.

 

Os candidatos apurados para esta fase piloto são da Cidade e Província de Maputo, e espera-se que até Novembro próximo o programa seja implementado a escala nacional. Agora Emprega é uma das componentes do programa Emprega, com objectivo de promover o emprego em Moçambique, destinado a jovens que têm uma ideia de negócio ou um projecto numa startup, micro, pequena ou média empresa existente, e que necessitam de apoio e orientação para o tornar realidade.

 

Trata-se de uma janela que visa ajudar as micro, pequenas e médias empresas a crescer e a criar oportunidades de emprego para jovens moçambicanos, bem como ajudar aos jovens empreendedores, com uma ideia de negócio, a criar um negócio sustentável.

 

Foi também apresentado nesta cerimónia o processo e critérios de selecção dos candidatos apurados, bem como a entrega simbólica dos Certificados de Bolsa.

 

O secretário de Estado da Juventude e Emprego encorajou os jovens apurados citando os esforços e compromisso do Governo de Moçambique, através da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, em criar oportunidades de emprego para os jovens moçambicanos. “Esse é o objectivo do Programa Emprega, fazer com que os jovens, eles próprios, criem as suas empresas e empreguem outros jovens”, disse o governante.

 

O Emprega é um programa do Governo Moçambicano, implementado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), através do Instituto Nacional da Juventude.

Facebook Comments