Terroristas avançam e atacam mina de exploração de Ruby no distrito de Montepuez

DESTAQUE SOCIEDADE

“Evidências” sabe que desde manhã desta quinta-feira, a situação sobre tudo nas aldeias limítrofes de Ancuabe e Montepuez, está sob uma enorme agitação. Em algum momento, o trânsito ficou interrompido no troço Montepuez/Pemba sobre tudo nas aldeias de Namanhumbir e Nanhupo e até houve falta de transporte público.

Tudo porque por volta das 7 horas, desta quinta-feira, terroristas, que na segunda-feira mataram mais de dez pessoas, no distrito de Ancuabe, já começavam a atacar áreas de Montepuez, depois de invadir, as minas de rubi Gemrock, que se situam a menos de 15 quilómetros da concessão mineira de Gemfields, concessionária da Montepuez Ruby Mining.

Em consequência do ataque às minas da Gemrock, uma viatura da empresa foi queimada e pelos menos cinco funcionários, entre nacionais e estrangeiros eram tidos como desaparecidos, até ao meio dia desta quinta-feira, não se sabe se estão sob custódia dos terroristas ou fugitivos.

Um comunicado emitido pela empresa Gemfields, a partir de Londres, dá de confirmado, o ataque à empresa mineira vizinha, que dista à 12 quilómetros da sua área de concessão, tento sido obrigada a evacuar todos os seus trabalhos para lugar seguro e de imediato mandado parar todas as operações.

“Esta manhã, um ataque atribuído à atividade insurgente foi relatado no vizinho rubi mina pertencente à Gemrock, que fica aproximadamente 12 km a sudeste das operações da Montepuez Ruby Mining Limitada (“MRM”), na qual a Gemfields detém 75% de participação. Detalhes do ataque estão sendo verificados, escreveu a Gemfields.

No mesmo comunicado esclareceu que “como consequência, a MRM iniciou o processo de evacuação de colaboradores operacionais e empreiteiros e, portanto, as operações de mineração no local cessaram.

No mesmo comunicado a MRM, garante que as forças de defesa e segurança estão no terreno ” Pessoal de segurança e a força policial e as FDS estão a chegar no local.

Refira-se que, na segunda-feira, os terroristas atacaram duas aldeias do distrito de Ancuabe, concretamente no posto administrativo de Meza, onde até quarta-feira, informação de fontes locais, avançaram que havia mais de dez mortos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *