Coca-Cola e Standard Bank juntam-se para promover o empreendedorismo

ECONOMIA SOCIEDADE

A Coca-Cola SABCO Moçambique e o Standard Bank rubricaram, nesta quarta-feira, 9 de Novembro, um memorando de entendimento que visa a colaboração das duas instituições para promover o empreendedorismo, com especial enfoque nas mulheres e jovens. O acordo entre as duas partes nasce da visão das duas entidades de, através dos seus pilares de sustentabilidade, criar oportunidades de crescimento inclusivo para as comunidades através de dos vários programas de promoção do empreendedorismo, com destaque para o iCreate, desenvolvidos pela Incubadora de Negócios do Standard Bank.

Através do programa iCreate, a Coca-Cola SABCO Moçambique e o Standard Bank almejam alcançar o rácio de comparticipação de mulheres nas empresas, estabelecendo uma equidade de género, sendo que nas 12 semanas de duração da iniciativa as beneficiárias do projecto serão expostas a uma formação prática que contemplará sessões de mentoria, aconselhamento, workshops, e demonstrações sobre negócio.

“Comprometemo-nos em executar as actividades deste programa com zelo e em criar outras oportunidades para inspirar jovens mulheres a projectar e liderar seus negócios, dotando-as de conhecimentos e facilitando-as o acesso a novos mercados, através do contacto com diversos palestrantes e parceiros do programa,” disse João Guirengane, Director da Banca de Negócios e Clientes Comerciais do Standard Bank

Por seu turno, a Coca-Cola SABCO Moçambique comprometeu-se a encorajar o empoderamento através de partilha de conhecimento, experiência, desenvolvimento da cadeia de fornecimento local e oportunidades de mercado.

Segundo Duncan Wyness, director geral da Coca-Cola Sabco Moçambique, a sua empresa irá alocar os seus profissionais como oradores do programa e assim partilhar a experiência de boas práticas empresarias. “Através dos Masterclass vamos partilhar a nossa visão sobre o mundo de negócios e sobretudo proporcionar aos formandos ferramentas para que terminado o programa, saibam captar oportunidades”, disse o Duncan Wyness.

Duncan frisou ainda que a Coca-Cola Moçambique está empenhada na inclusão económica, como parte da sua responsabilidade social desde 2012, tendo referido  que “em 2019 implementamos o projecto de recolha e reciclagem de garrafas PET onde para além de garantir a limpeza do ambiente, impactamos 6.583 mulheres e jovens colectores de garrafas plásticas através da empregabilidade e formação”.

Refira-se que assinatura do acordo teve lugar na Incubadora de Negócios do Standard Bank e contou com a participação de várias entidades públicas e privadas.

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