Missão da SADC já investiga o caso dos soldados acusados de queimar corpos em Nangade, Cabo Delgado

DESTAQUE SOCIEDADE

As Forças Armadas da República da África do Sul emitiram nesta semana um comunicado informando que já decorre uma investigação a pedido da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM), com objectivo de aferir a proveniência e veracidade do vídeo posto a circular nos últimos dias nas redes sociais mostrando soldados aparentemente sul africanos queimando corpos de insurgentes próximo da aldeia de Nkonga, no distrito de Nangade, na província de Cabo Delgado.

O vídeo tem duração de 20 segundos, mas é o suficiente para se poder ver um corpo dum suposto insurgente sobre uma pilha de lixo em chamas; enquanto isso, é possível ver no fundo dois soldados não identificados que jogam um segundo corpo nas chamas. De seguida, um outro soldado derrama um líquido sobre o corpo enquanto outros soldados em volta, incluindo um com fardamento sul-africano que filma a cena no seu telemóvel.

Citado pelo portal sul-africano Defence Web, o general sul-africano Andries Mahapa, confirma que o exército do seu país teve conhecimento da existência do vídeo e condena veemente os actos cometidos pelos seus compatriotas e promete que “os culpados serão levados à justiça”.

O estranho é que as razões por trás do cenário não são claras, mas para o general sul-africano tal facto não justifica as atitudes e a Força de Defesa Nacional Sul-africana já está a investigar os militares por detrás desta assustador vídeo.

No mesmo comunicado, a SAMIM refere que não sabe se o vídeo foi gravado dentro da sua área de jurisdição ou não, mas se comprometeu a trazer resultados assim que a investigação estiver concluída.

De recordar que em Dezembro último, um Major das forças do Botswana, tirou a sua própria vida, mas antes baleou mortalmente a sua colega e feriu um outro com recurso a uma arma de fogo, e até então as razões deste acontecimento continuam desconhecidas­­­­­­­­.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *