Governo constitui comité para tirar Moçambique da “lista cinzenta” do Grupo de Ação Financeira

DESTAQUE ECONOMIA

Durante a reunião havida na última sexta-feira, entre o Governo e parceiros internacionais em Maputo, Ernesto Max Tonela, Ministro da Economia e Finanças anunciou que foi constituída uma equipa de trabalho co-liderada pela União Europeia (UE) e o Banco Mundial designada Comité de Coordenação da Assistência Técnica (TACC), com o objectivo de tirar Moçambique da “lista cinzenta” do Grupo de Acção Financeira (GAFI).

O Comité de Coordenação da Assistência Técnica foi criado em resposta às declarações feitas no final da reunião plenária do GAFI, em Paris, em Outubro do ano passado onde deu-se a saber que Moçambique passou a fazer parte da chamada “lista cinzenta” de vigilância reforçada devido a “deficiências estratégicas” e evidente inoperância no combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Max Tonela, estando à frente da comitiva governamental no primeiro encontro do Comité de Coordenação de Assistência Técnica (TACC) disse que o executivo desencadeou diversas acções com vista a tirar o país desta lista como sinal do seu comprometimento em resolver os problemas identificados no Plano de Acção do GAFI o mais rápido possível.

Tonela explicou que com a formalização do Comité de Assistência Técnica, se pretende estabelecer uma plataforma de coordenação com os parceiros de modo a tornar eficaz a comunicação entre o Governo e parceiros, para assegurar a capitalização dos recursos disponibilizados.

Por sua vez, o Centro de Integridade Pública (CIP) alertou que, caso Moçambique não saia desta lista, a banca moçambicana pode sofrer restrições nas transacções internacionais ou pior, pode vir a assistir “à retirada da VISA de Moçambique”.

Ademais, o embaixador da União Europeia (EU) em Moçambique, Antonino Maggiore, classificou a missão do grupo de trabalho lançado como sendo “uma maratona para os próximos meses”.

Na mesma senda, o ministro anunciou foi também aprovada pelo governo em Dezembro passado a Estratégia de Remoção de Moçambique da Lista Cinzenta (2022-2024) e a elaboração de um plano de actividades detalhado para a implementação do plano de acção acordado com o GAFI.

Facto é que foram deixadas nove recomendações para que Moçambique possa sair da referida lista negra e tais recomendações incluem treino, coordenação e cooperação entre autoridades internas competentes para travar o branqueamento de capitais.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *