Niassa, Nampula e Cabo Delgado vão apostar no policiamento comunitário para reduzir práticas criminais

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

As províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado pretendem criar Fóruns de Policiamento Comunitário com o objectivo de controlar e combater práticas criminais nas suas comunidades.

Para viabilizar a ideia, os representantes das três províncias da zona norte estiveram reunidos na quarta-feira (01) para discutir a filosofia do policiamento comunitário.

De acordo com o Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, Antônio Supeia, a filosofia de policiamento comunitário nas três províncias deve basear-se no envolvimento comunitário, tendo destacado uma parceria de coordenação e cooperação com as instituições do Governo no combate ao crime e extremismo violento.

O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, por sua vez, defendeu no mesmo encontro que o policiamento comunitario está sendo um sucesso na segurança pública em alguns distritos da província.

Na província de Cabo Delgado alguns fóruns da policiamento comunitário já foram transformados em “Força Local” e em parecia com as Forças de Defesa e Segurança estão empenhadas no combate ao terrorismo.

Refira-se que nas Nampula e Niassa, onde também alguns distritos foram alvos de ataques terroristas, ainda não foram introduzidos fóruns de polícia comunitário com foco no terrorismo, mas noutros casos, funcionam auxiliando a Polícia da República de Moçambique (PRM).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *