FEMATRO suspende transportes de passageiros entre Maputo e Durban

DESTAQUE SOCIEDADE

A Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) tornou público que a partir de hoje, 08 de Março, está suspenso o transporte de passageiros entre Maputo e Durban, África do Sul, por conta da insegurança que nos últimos tempos caracteriza o trajecto entre os dois destinos.

O presidente da FEMATRO, Castigo Nhamane diz que o cenário no terreno não é dos melhores, e que não se pode colocar os transportadores moçambicanos em risco de vida. Nhamane foi firme ao afirmar que, “nós suspendemos as nossas actividades”.

Neste momento aguarda-se por uma reunião entre os operadores sul-africanos, afirmou. Os últimos acontecimentos remetem a um furgão de passageiros sul-africano com destino a Durban que foi incendiado na última segunda-feira, 06 de Março, por indivíduos até aqui desconhecidos.

No ataque, os criminosos terão ordenado que os passageiros deveriam levar consigo os seus pertences e de imediato abandonar a viatura para que esta fosse incendiada, mostrando mais uma vez que não estão interessados em fazer vítimas humanas e sim as viaturas em protesto a alguma coisa.

Nhamane afasta qualquer hipótese do último ataque ter sido protagonizado por transportadores.

O que mais chama atenção é o facto todos veículos moçambicanos terem sido incendiados de forma semelhante em KwaZulu-Natal, na África do Sul, desde o início deste ano.

Neste momento, “os transportadores moçambicanos estão a levar passageiros até à fronteira da Ponta de Ouro, sem entrar na África do Sul, e que os transportadores sul-africanos também deixaram de entrar em Moçambique”, deixando a sua sorte os passageiros durante a travessia, referiu o presidente da FEMATRO.

O presidente da FEMATRO avançou que a medida vai prevalecer até que os governos dos dois países encontrem uma “solução definitiva” para a insegurança que se regista neste sector. E fica agendada uma reunião entre os operadores dos dois países para debater os futuros cenários que desta situação possam advir, assinalou.

O porta-voz do Comando da Polícia da província de Maputo, Juarce Martins disse sido detido um homem na Cidade de Maputo por suspeitas de envolvimento no caso, e avançou que decorrem diligências para a captura de mais pessoas envolvidas nos ataques.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *