Bonomade Omar e Estado Islâmico na lista de sanções da UE pela responsabilidade dos ataques terroristas em Cabo Delgado

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O Conselho da união Europeia colocou, na segunda-feira, 24 de Abril, mais duas pessoas e uma célula terrorista na sua lista de sanções. Trata-se de Abu Yasir Hassan, Bonomade Machude Omar e o braço moçambicano do autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL-Mozambique) que, segundo a União Europeia, têm a “responsabilidade em ataques terroristas e sérios abusos dos direitos humanos” na província de Cabo Delgado.

No rol das fundamentações para colocar Abu Yasir Hassan, Bonomade Machude Omar e ISIL-Mozambique, o Conselho da União Europeia refere que, para além dos ataques terroristas e abuso dos direitos humanos na província de Cabo Delgado, os mesmos são ameaça para a estabilidade internacional.

“As actividades que desenvolveram contribuíram para a expansão da ameaça do terrorismo em Moçambique e representam uma ameaça séria para a UE, assim como para a estabilidade regional e internacional”, lê-se no comunicado na União Europeia.

Por outro lado, o Conselho da UE sustenta que a decisão de colocar Abu Yasir Hassan, Bonomade Machude Omar e ISIL-Mozambique faz parte de um esforço para combater os grupos considerados terroristas e os seus afiliados regionais.

Refira-se que, segundo dados da ACLED, a violência armada em Moçambique provou mais de quatro mil mortes e perto de um milhão deslocados.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *