Paulina Chiziane vai receber o Prêmio Camões “muito brevemente” – garante ministro da Cultura de Portugal

CULTURA DESTAQUE

A conceituada escritora moçambicana Paulina Chiziane foi a grande vencedora do Prêmio Camões relativo ao ano 2021. Contudo, Chiziane ainda não recebeu o galardão do prémio literário mais importante atribuído nos países de língua portuguesa. Na segunda-feira, 24 de Abril, o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, anunciou, antes da entrega do Prémio Camões a Chico Buarque, que a data da entrega do mesmo galardão à Chiziane será anunciada “muito em breve”.

Mesmo sem adiantar datas, Pedro Adão e Silva adiantou que Paulina Chiziane será a próxima a receber o galardão do Prêmio Camões o que, de certa forma, “é muito significativo, que é termos uma escritora negra, moçambicana a receber o Prémio Camões. A data da entrega será anunciada muito brevemente”.

A escolha de Paulina Chiziane como vencedora do prémio literário mais importante atribuído nos países de língua portuguesa foi anunciado em Outubro de 2021, sendo que o júri decidiu por unanimidade atribuir o prémio à escritora moçambicana, destacando a sua vasta produção e recepção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra.

Importa referir que, em 1990, Paulina Chiziane foi a primeira mulher a publicar um romance intitulado “Balada de Amor ao Vento” em Moçambique. No seu reportório fazem ainda parte dez obras, nomeadamente, “Ventos do Apocalipse”, “O Alegre Canto da Perdiz” (2008), “As Andorinhas” (2009), “Na mão de Deus”, “Por Quem Vibram os Tambores do Além” (2013), “Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento” (2015), “O Canto dos Escravos” (2017), “O Curandeiro e o Novo Testamento” (2018) e “A voz do Cárcere”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *