Ministro dos negócios estrangeiros russo em Moçambique para estreitar relações bilaterais

DESTAQUE POLÍTICA

O Presidente da República de Moçambique (PR), Felipe Jacinto Nyusi recebeu hoje, 31 de Maio, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Serguei Lavrov, para juntos discutirem questões cooperativas envolvendo os dois países, bem como o fortalecimento das suas relações mediante o aumento de trocas comerciais e envolvimento de agentes económicos dos dois países.

No momento, houve troca de informações sobre assuntos da agenda internacional de interesse mútuo, onde Felipe Nyusi manifestou o seu descontentamento perante a continuidade do conflito entre a Rússia e Ucrânia.

“Ouvimos a perspectiva da Rússia para a solução do conflito e a reafirmação do desejo de diálogo construtivo, numa base de respeito mútuo e sem precondições”, referiu o PR em seu comunicado nas plataformas digitais.

Como tal, Moçambique reafirma a posição de incentivo ao diálogo e negociação para a solução do conflito e coloca-se à disposição para ajudar em tudo o que as partes julgarem útil para a paz.

Na ocasião, houve reafirmação de cooperar no quadro do Conselho de Segurança e o Ministro Lavrov saudou a posição equidistante do nosso país na abordagem de matérias de paz e segurança demonstrada durante a Presidência exemplar de Moçambique daquele órgão, em Março.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *