Última hora: Há tumultos na cidade de Nampula, com relatos de haver baleados

DESTAQUE POLÍTICA

A cidade de Nampula, no Norte de Moçambique, está a registar tumultos desde o princípio da manhã na sequência dos resultados da centralização nacional divulgados ontem pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) que atribuem vitória ao partido Frelimo e seu cabeça de lista. As instituições públicas e privadas, bem como o comércio e outras actividades estão paralisados e há já relatos de pessoas baleadas pela polícia.

Segundo reportou, há instantes, a TV Sucesso a situação na capital do Norte está caótica e a polícia está neste momento a disparar gás lacrimogéneo e balas reais para dispersar os manifestantes que tomaram quase todas as ruas da cidade em reivindicação contra a vitória da Frelimo, ontem confirmada pelos órgãos eleitorais.

Há relatos de pelo menos uma criança de menos de seis anos baleada por agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), tendo sido imediatamente evacuada para o hospital num estado considerado pelo repórter da TV Sucesso como sendo crítico, entre a vida e a morte.

Os manifestantes chegaram a fechar a circulação nalgumas avenidas com barricadas e queimam pneus, enquanto gritam “ladrões fora”, entre outras mensagens. O comércio, instituições públicas e privadas, incluindo escolas estão neste momento encerrados.

A Unidade de Intervenção Rápida (UIR) cercou neste momento a sede da Renamo em Nampula não permitindo que ninguém entre ou saia do edifício.

Refira-se que ainda na província de Nampula, ontem, logo após a divulgação de resultados que dão vitória à Frelimo em todas as oito autarquias, registaram-se escaramuças na cidade de Nacala-Porto, onde registaram-se alguns actos de vandalização de bens públicos e privados, antes de confrontos entre a população e a UIR.

Em actualização

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *