Eclosão de casos de cóleras preocupa autoridades de saúde em Cabo Delgado

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

As autoridades de saúde estão em alerta devido a eclosão de casos de cólera nos últimos dias. O director província da Saúde, Marido Sabune, reconhece que doença pode ganhar proporções alarmantes, mas avança que estão em curso mecanismos para travar o alastramento, visto que, actualmente, Montepuez é o epicentro.

De acordo com Marido Sabone, que falava nesta quinta-feira, 09 de Novembro, em Pemba, província de Cabo Delgado, durante a celebração do Dia da Luta Contra Malária na SADC, que a cólera pode ganhar proporções alarmantes devido ao retorno dos deslocados às suas zonas de origem.

Sabune observou, por outro lado, que a destruição dos centros de saúde poderá contribuir significativamente a propagação do vibrião colérico durante a época chuvosa que já se faz sentir nalgumas regiões do país.

“Embora alguns centros de saúde destruidos pelos terroristas já foram reconstruídos nas sedes distritais, mas a problemática da cólera poderá se instalar nas comunidades onde as comunidades ainda enfrentam a falta de dinheiro para se aproximar às unidades sanitárias”, declarou

Referiu que depois de Mocimboa da Praia, Montepuez eh o segundo distrito a registar casos de cólera na província de Cabo Delgado. (Adolfo Manuel)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *