O Conselho Constitucional anuncia para amanhã a proclamação dos resultados das VI Eleições Autárquicas. A proclamação dos resultados está marcada para 11 horas na cidade de Maputo.
O evento é aguardado com um misto de expectativas especialmente pelo barulho que caracterizou o pós-eleitoral bem como os remédios que o Conselho Constitucional terá encontrado para os vários processo judicio-eleitorais que já causaram mortes, detenções em seus efeitos colaterais.
Este anúncio de resultados acontece passados exactamente 44dias depois da realização do escrutínio sendo o período mais longo na história da democracia moçambicana.
Embora a Comissão Nacional de Eleições (CNE) tenha anunciado resultados oficiais no dia 26 de outubro, dando vitória à Frelimo em 64 das 65 autarquias, a indefinição tomou conta da sociedade moçambicana, por um lado, com a contestação aos resultados pela oposição e por organizações da sociedade civil, que denunciam uma “megafraude” a favor do partido no poder em Moçambique desde a independência (1975) e por outro pela movimentação de expedientes sobre as contas eleitorais entre o Conselho Constitucional, e Comissão Nacional de Eleições e os dois maiores partidos da oposição.
Facebook Comments